Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 26 de janeiro de 2008

Não, não pode ser! Recuso-me a acreditar que um Governo do PS faça isto...


"As Finanças vão penhorar um lar de idosos em Lisboa para cobrar uma dívida ao Fisco. No palacete do século XIX, que funciona como lar há 14 anos, vivem 32 idosos."
"O anúncio da penhora não surpreendeu os funcionários do lar da terceira idade Liga dos Amigos dos Hospitais, que há vários anos lidam com o acumular de dívidas. “Actualmente temos um passivo de dois milhões de euros. Todos os meses temos de pagar cinco mil euros à Segurança Social. Não conseguimos”, refere Filomena Rodrigues, presidente da direcção. A tesoureira do lar, Fátima Agostinho, adianta ainda que o Estado congelou as verbas mensais a que tinham direito exactamente por causa das dívidas. “Se não foi para nos asfixiar não sei que outro motivo existirá.”
"O lar nunca deu lucro, mas para os 24 funcionários não é isso que está em causa. “As despesas mensais rondam os quarenta mil euros. Não temos apoios, só fazemos entre vinte a trinta mil euros por mês. Mas nunca recusámos um idoso por não conseguir pagar a mensalidade”, refere com orgulho a tesoureira, que exemplifica com duas utentes, mãe e uma filha deficiente com cinquenta anos, que apenas pagam o que conseguem, cerca de 550 euros. Segundo a tabela de preços deveriam pagar 1800."
"O edifício pertencia a uma família nobre que o doou à Liga dos Amigos dos Hospitais em 1926. Durante esse período até hoje, foi hospital com bloco operatório, maternidade e chegou a estar alguns anos abandonado, depois do 25 de Abril. Desde 1996 que é um lar de apoio à terceira idade, com capacidade para 40 idosos, espalhados pelos quatro pisos."
Correio da Manhã, 25-01-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.