Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

domingo, 28 de julho de 2013

Porto Alegre (Brasil) tem a rua mais bonita do mundo: Rua Gonçalo de Carvalho





Na cidade brasileira de Porto Alegre, a Rua Gonçalo de Carvalho consiste numa avenida arborizada com 500 metros de comprimento que poderia muito bem entrar para o ranking de rua mais bonita do mundo. As árvores tipuanas ocupam ambos os lados da estrada, criando um arco verde que se assemelha a uma floresta no meio da cidade.







As árvores ao longo da rua foram plantadas na década de 1930 e têm tomado a forma de uma cobertura que proporciona sombra aos transeuntes ao longo dos últimos 70 anos, informa o Inhabitat. Visto de cima, parece que uma floresta penetrou por entre todos os espaços vazios entre os prédios urbanos.






Em 2005, as árvores correram o risco de abate devido à ameaça de construção de um centro comercial na área. Os moradores protestaram e conseguiram mesmo levar à declaração da área como património cultural, paisagístico e ambiental a ser preservado.
 
 

 
 
 
As tipuanas são nativas da América do Sul e podem atingir mais de 30,5 metros de altura. As suas extensas raízes são conhecidas por danificarem ruas, passeios e casas próximas, mas a construção de valas especiais pode evitar tudo isso.
 
 

 
 
 
Ao desabrocharem, as árvores revelam belíssimas flores amarelas.
 
 

 
 
 





 



Fonte: Green Savers, 28-7-2013

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 59 anos.