Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

A cidade de Santarém saiu à rua para recordar a madrugada da revolução






«A cidade de Santarém saiu à rua para recordar uma das noites mais emblemáticas da sua história recente: a madrugada de 24 de abril de 1974, quando Salgueiro Maia partiu em direção a Lisboa para depor o regime então liderado por Marcelo Caetano.

A antiga Escola Prática de Cavalaria voltou a abrir as suas portas para receber as largas centenas de populares que assistiram à recriação histórica, que começou na parada onde, precisamente 40 anos antes, se concentraram as tropas comandadas por Fernando Salgueiro Maia.

Pouco passada das 00 horas do dia 25 de abril quando se voltou a ouvir o discurso que o capitão deixou nessa noite aos homens que o acompanharam na madrugada da revolução.

A coluna militar, composta por cerca de 60 figurantes e nove viaturas, saiu mesmo do quartel e percorreu parte da cidade, ao som das senhas da revolução, e acompanhada pelos que entoavam "E depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, e "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso, ao longo do percurso e ao lado dos atores desarmados.

Esta dramatização, organizada pela ViverSantarém e nunca antes feita em Santarém, terminou no Jardim dos Cravos, junto à estátua de Salgueiro Maia.

Foram depositados cravos aos pés do capitão e cumpriu-se um minuto de silêncio pela memória de um dos principais protagonistas da queda do regime fascista, no ano em que se comemora o 40º aniversário da implementação da democracia em Portugal.»


Fonte: Rede Regional, 25 de abril de 2014

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.