Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 29 de junho de 2014

Judite de Sousa chora filho ligado à máquina







«André Sousa Bessa, 29 anos, está em coma profundo e em estado crítico. Caiu numa piscina e bateu com a cabeça, onde esteve quase 20 minutos debaixo de água antes de alguém dar o alerta.

Em choque e sentada numa cadeira de rodas. Foi desta forma que Judite Sousa se despediu ontem à noite do seu único filho, na unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Garcia de Orta, Almada, embora a morte ainda não tivesse sido declarada. André Sousa Bessa, 29 anos, estava, à hora de fecho desta edição, em morte cerebral, resultado de um acidente numa piscina ocorrido durante a madrugada. Sobrevivia ligado às máquinas de suporte de vida. 



Segundo o CM apurou, o filho da jornalista da TVI estava na casa de amigos em Picheleiros, Azeitão, quando, pelas 04h30, caiu na piscina e bateu com a cabeça, em circunstâncias ainda por apurar. Esteve perto de 20 minutos submerso antes que alguém se apercebesse e desse o alerta. 

André Sousa Bessa foi socorrido pelo INEM e pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal e deu entrada no Hospital de São Bernardo em estado crítico: traumatismo craniano, sintomas de pré afogamento e outras lesões não especificadas. Mas nunca recuperou a consciência. Ficou num estado de coma não reativo. 

Judite Sousa não abandonou o filho desde que soube do acidente. Terá mesmo passado esta noite no hospital, na esperança de uma alteração do estado de André. O CM sabe que a administração do Hospital Garcia de Orta manteve a família do jovem sempre informada, efetuando relatórios periódicos. 

O filho da jornalista estaria em casa de amigos quando ocorreu o acidente. Hoje participariam todos num casamento em Belas, Sintra. O que realmente se passou só os amigos poderão explicar. Na altura do alerta – através do 112 – nenhuma força policial foi acionada, por se tratar de um acidente, mas os contornos do mesmo ainda não foram esclarecidos. 

Voluntários de Setúbal foram ajudar no local     

A chamada de socorro vinda da casa onde ocorreu o trágico acidente de André Sousa Bessa ocorreu pelas 04h30 de ontem. O destacamento dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, sediado em Azeitão, foi o primeiro a responder à chamada. 

Amigos e famosos estão solidários com a família 

André Sousa Bessa deu entrada no Hospital Garcia de Orta, em Almada, pelas 16h30. O filho de Judite Sousa saiu do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, transferido por uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). 

Mal souberam da triste notícia, amigos do jovem, colegas e personalidades públicas, próximas da apresentadora da TVI, começaram a chegar à unidade de saúde do concelho de Almada. José Eduardo Moniz foi dos primeiros. Ex-colega de Judite na RTP, antigo diretor de programas da TVI e atual consultor para a ficção do canal de Queluz de Baixo, preferiu não prestar declarações à comunicação social. 

José Alberto Carvalho, pivô da TVI e diretor de informação do mesmo canal, também não quis deixar de marcar presença. Ao CM, afirmou que “estava no local como amigo da família”, escusando-se a adiantar informações sobre o estado de saúde de André Sousa Bessa. Ao final da tarde, chegou ao Hospital Garcia de Orta o ex-ministro Adjunto Miguel Relvas, acompanhado pela mulher, Marta Sousa, e o empresário Joaquim Oliveira. Após cerca de hora e meia junto da família, o antigo governante saiu sem prestar declarações à comunicação social. 

Até às 00h00, mantinham-se junto ao hospital dezenas de amigos de André Sousa Bessa. 

Possibilidade de ser dador de órgãos 

Mal os médicos que assistiram André Sousa Bessa decretaram a morte cerebral, Judite Sousa, enquanto familiar mais próxima da vítima, foi confrontada com um pedido difícil. Foi solicitada a recolha de amostras de alguns órgãos do filho da pivô da TVI, no sentido de o registar como dador oficial de órgãos. 

Revolta contra a comunicação Social 

O ambiente entre as cerca de duas dezenas de amigos de André Sousa Bessa, que nunca arredaram pé do hospital, e a comunicação social foi sempre de grande tensão. Os jornalistas destacados para cobrir o acontecimento foram insultados e até alvo de tentativas de agressão por diversas vezes.»



Fonte: Correio da Manhã, 29 de Junho de 2014

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.