Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 16 de março de 2024

MEMÓRIAS - DUO OURO NEGRO



 

O Duo Ouro Negro foi um grupo musical criado em 1956 por Raúl Indipwo e Milo MacMahon em Angola, à data uma das províncias ultramarinas de Portugal.
O grupo teve uma das carreiras da música popular em Portugal de maior visibilidade internacional, foi um pioneiro no multiculturalismo e um grande embaixador da música e cultura africanas no mundo.
Fui amigo do Milo, mas não conheci pessoalmente o Raúl que, curiosamente, foi amigo de um meu irmão.
Recordo com saudade momentos Felizes que passei com o Milo no seu 'HIT Pub', na Rua Antero de Figueiredo, em Lisboa, nos anos 70/80.

'MARIA RITA' foi uma das canções desde duo musical que eu mais gostava de ouvir:
"Foi um dia nas fontainhas
Que a vi falando com umas amigas
Atirei-lhe beijos, elas riram das gracinhas
São coisas próprias das raparigas
E eu voltei, todos os dias a procurei
E soube que ela se chamava Rita
Foi a moça mais bacana que encontrei
E tinha os cabelos presos com uma fita
REFRÃO:
Maria Rita, Maria Rita
Eu pergunto à multidão, mas ninguém a viu passar
Maria Rita, Maria Rita
Dou uma vela a S. João se a voltar a encontrar
Quando chegou a madrugada
Ninguém sabia de nada
E eu voltei tão triste, tão triste
Que se ela soubesse voltava para me abraçar
Era noite de S. João
Toda a cidade estava iluminada
E toda a gente vinha em folia, em turbilhão
E nessa gente vinha a minha amada
E trazia a amarrar o cabelo negro
A mesma fita da cor do céu
Com a mão atirou-me um beijo
E entre a multidão desapareceu
Maria Rita, Maria Rita
Maria Rita, Maria Rita
Maria Rita, Maria Rita
Maria Rita, Maria Rita...



#catujaleno


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.