Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 31 de março de 2024

MEMÓRIAS - Eu e as FP-25



Quando há cerca de 20 anos comprei e li este livro, percebi que em finais dos anos 70, princípios dos anos 80, estive na eminência de entrar numa grande encrenca.

Por essa altura, fui convidado e participei no congresso fundador da OUT (Organização Unitária de Trabalhadores), realizado na Marinha Grande.

Depois disso, participei em 4 reuniões clandestinas (Lisboa, Coimbra, Lisboa e Santa Iria de Azoia) com a presença de um conhecido militar de Abril.

Diziam-me que as reuniões eram clandestinas porque aquele militar de Abril, apesar de se encontrar na reserva, ainda estaria sob a alçada da disciplina militar.

Na última reunião em que participei aconteceram duas coisas que me deixaram de pé atrás:
1 - Foi-me dito que seria preciso optar pela Luta Armada.
2 - A dada altura os participantes na reunião foram informados que a PJ estaria por perto e, em consequência disso, a reunião foi abruptamente interrompida.

Nessa noite, durante o caminho e já em casa fiz uma demorada reflexão:
"A minha luta deve passar pelo combate de ideias políticas e nunca pela luta armada".

Algum tempo depois desta reflexão, deixei de comparecer nas reuniões da OUT, para as quais era convocado e, em 1982 aderi ao PS, onde desempenhei alguns cargos (locais e concelhios), e atualmente continuo como militante de base, ainda que descontente com muitas opções do governo do meu país.

Afinal o que descobri no livro da primeira imagem?

Descobri que após a fundação da OUT, em que participei, o tal militar de Abril concebeu a criação do Projeto Global com as seguintes componentes:
1 - Unidade ou Óscar (ele próprio, o coordenador);
2 - OUT (que ajudei a fundar, seria a cara legal do projeto);
3 - DM - Diretório Militar (estrutura composta por militares no ativo que forneceriam as armas para a Luta Armada);
4 - ECA - Estrutura Civil Armada (que viria a ser publicamente conhecida por FP-25).

Ou seja, ao ler o livro fiquei convencido que a tal reunião abruptamente interrompida, em que participei, era já uma reunião preparatória da ECA (FP-25).

Apesar de alguns azares na vida, aquele dia foi para mim um dia de sorte!

Naquele dia o meu Anjo da Guarda esteve perto de mim e protegeu-me.





 

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.