Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mau Teatro no Largo do Rato fez-me lembrar Miguel Relvas

 
 
'António Costa é candidato a secretário-geral do Partido Socialista', garantia ontem à tarde o jornal dirigido pelo seu irmão Ricardo. Quem conhece o bom e próximo relacionamento destes dois irmãos (como é o meu caso), percebeu que a notícia avançada pelo Expresso, só podia ser verdadeira.
 
É com esta certeza que António José Seguro faz a sua intervenção inicial no Conselho Nacional de ontem à noite. Foi 'forte e feia' diz quem ouviu. Costa 'levou nas orelhas' antes de abrir a boca.
 
Quando Costa usou da palavra, anunciou aos seus colegas conselheiros a sua total disponibilidade para se recandidatar à Câmara de Lisboa e deixou uma advertência: se António José Seguro não conseguir unir o partido, então aí, ele, Costa, avançará como candidato a líder do PS.
 
Após a intervenção de Costa os 'ventos acalmaram' no Largo do Rato. Televisões e jornais dizem ao mundo que, afinal, António Costa, recuou na intenção de assumir em pleno Conselho Nacional a sua candidatura a secretário-geral do Partido.
 
Estávamos nisto, quando a agência Lusa, baseada em fontes próximas de Costa, difunde uma "bomba".  Após a advertência de António Costa, conselheiros afectos a Seguro meteram 'lenha na fogueira' e o actual presidente da Câmara de Lisboa, concluiu que era "impossível" a Seguro unir o partido e assim fez saber que avançava com a candidatura a secretário-geral, por achar que era o socialista melhor colocado para unir o Partido Socialista.
 
«Ao fim de seis horas de reunião da Comissão Política, tudo acabou como começou: António José Seguro é o secretário-geral do PS, recandidato ao cargo no próximo congresso eletivo, "a ter lugar o mais depressa possível"; António Costa mostrou-se disponível para ser o candidato por Lisboa à autarquia, mas não avançou para disputar o lugar do atual líder, ao contrário de notícias insistentes ao longo da tarde e noite, alimentadas por fontes próximas do autarca.» (DN online, 30-01-2013).
 
 
Quem gosta de teatro, gosta de teatro. Praticado por profissionais ou amadores (já estive ligado a ambos), é teatro. Na minha vida ligada ao teatro já vi profissionais 'amadores' e amadores 'profissionais'. Ontem no número 2 do Largo do Rato, em Lisboa, aconteceu mau teatro. No fim, não aplaudi nem atirei tomates (até porque sou amigo dos dois Antónios), mas, lembrei-me de Miguel Relvas.
 
 




Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.