Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A "linguagem sexista" do manifesto eleitoral do Bloco de Esquerda


O manifesto eleitoral que o Bloco de Esquerda apresentou para as Legislativas de 2015 tem 68 páginas.
Para não maçar demasiado os meus amigos e as minhas amigas, fui só até à página 7, e encontrei seis trechos de “linguagem sexista”, que aqui transcrevo, aos quais acrescentei, em cada um, um pequeno comentário meu:

- «A pobreza e a malnutrição atingem entre um quarto e um terço das crianças e dos idosos». Idosos? E as idosas, Catarina?  :)

- «Neste âmbito a convocação de um referendo sobre o Tratado Orçamental é uma passo essencial, permitindo, desta forma, que os cidadãos se pronunciem nas urnas sobre a camisa de forças austeritária imposta ao país». Cidadãos? E as cidadãs, Catarina? :)

- «Esta opção pelo combate à exclusão dos desempregados responde à emergência social, combate a pobreza e traduz-se num impacto imediato em termos de procura, porque os desempregados em situação de carência canalizam este rendimento para o consumo imediato». Desempregados? E as desempregadas, Catarina? :)

- «Devolução dos salários cortados aos trabalhadores da função pública». Trabalhadores? E as trabalhadoras, Catarina? :)

- «Mesmo sem controlo público da banca, estas propostas imediatas enfrentam abusos grosseiros, como os cometidos pelos banqueiros portugueses na última década». Banqueiros? E as banqueiras, Catarina? :)

- “Criação de um registo público dos beneficiários últimos de todos os veículos». Beneficiários? E as beneficiárias, Catarina? :)

Ou seja, bem pregou freira Catarina há sete meses atrás… faz o que ela diz e não o que ela faz.


Bom dia! :)

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.