Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 29 de setembro de 2024

A 28 de Setembro de 1863 e de 1865, nasciam o Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia



 

A 28 de Setembro de 1863 e de 1865, nasciam, respetivamente, o Rei D. Carlos I e a Rainha D. Amélia.
Nascido no Palácio da Ajuda, em Lisboa, a 28 de Setembro de 1863, D. Carlos de Bragança Sabóia Bourbon Saxe-Coburgo-Gotha, foi o penúltimo Rei de Portugal como Carlos I.
Filho do Rei D. Luís e da Rainha D. Maria Pia, na qualidade de príncipe herdeiro da coroa de Portugal, recebeu desde cedo os títulos oficiais de Príncipe Real de Portugal e Duque de Bragança, possuindo o usufruto dos rendimentos dessa grande e real Casa, último morgadio que no seu tempo era ainda, legalmente, permitido em Portugal.
D. Maria Amélia Luísa Helena de Bourbon-Orleães, princesa de França, nasceu em Twickenhem, em 28 de Setembro de 1865, durante o exílio da família, em Inglaterra.
D. Amélia era a filha primogénita do pretendente ao trono francês Luís Filipe, Conde de Paris, neto do último Rei de França, Luís Filipe I, e de Maria Isabel de Bourbon-Orleães-Montpensier.
A descendência do Casal Real foram o Príncipe Real D. Luís Filipe e D. Manuel II, último Rei de Portugal.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.