Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Alcochete




Alcochete é uma vila portuguesa sede do município de Alcochete que pertence ao distrito de Setúbal, por sua vez englobado na Área Metropolitana de Lisboa, município que tem uma população de 19 145 habitantes (2021), estando subdividido em 3 freguesias: Alcochete; Samouco; São Francisco.


O município de Alcochete é limitado a norte pelo município de Benavente, a este e sudeste por Palmela, a sudoeste pela área principal do município do Montijo e a noroeste pelo estuário do Tejo, situando-se na antiga província do Ribatejo.




Alcochete é sede da Reserva Natural do Estuário do Tejo, possuindo numerosas salinas onde nidificam diversas espécies de aves aquáticas.
 


Apesar do nome, o Campo de Tiro de Alcochete localiza-se no município de Benavente, perto do Porto Alto e de Samora Correia.


O rei D. Manuel I nasceu em Alcochete em 1469.



Acredita-se que Alcochete terá origem Árabe, principalmente devido a dois factos: A origem do nome Al caxete que poderá significar o forno e pela localização da Igreja Matriz, edificada no século XIV e que, segundo a tradição da época, foi construída sobre um templo árabe.



No entanto a primeira ocupação humana documentada refere-se à presença romana, através de achados de um centro de olaria onde eram fabricadas ânforas e outros artefactos para acondicionamento e transporte de alimentos. À ocupação romana, sucedeu a ocupação árabe, sendo o topónimo o legado mais visível, desenvolvendo estes na região a agricultura: sistemas de rega por canais e citrinos.
Com a reconquista cristã, Alcochete foi integrada no termo da Ordem de Santiago, sendo destes tempos o desenvolvimento da atividade da extração do sal, exportado para o sul da América por via marítima.



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.