Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 12 de novembro de 2024

O 'Senhor do Adeus' deixou-nos há 14 anos




João Manuel Serra (24 de outubro de 1931 — Lisboa, 10 de novembro de 2010), conhecido como o "Senhor do Adeus", foi uma figura típica da cidade de Lisboa.
João Manuel Serra era um personagem típico da cidade, tendo ficado conhecido por, sempre com um sorriso estampado na cara e impecavelmente vestido, acenar todas as noites aos carros e às pessoas que passavam perto da zona do Saldanha.
A sua personagem caricata, levou a que a sua imagem se transcendesse para outros mundos acabando por participar no filme de Zombies de Filipe Melo, "I'll See You in My Dreams", e na série televisiva que retrata a biografia fictícia, em seis episódios, de Manuel João Vieira, intitulada "Mundo Catita".
Também aparece como personagem de banda desenhada no romance gráfico "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy", criadas por Filipe Melo e Juan Cavia, e foi a inspiração para um fado chamado "O Homem do Saldanha", com letra de Boss AC, e música de Tiago Machado e interpretada por Carlos do Carmo e Marco Rodrigues, lançada no álbum "Tantas Lisboas".
Em 2017, foi colocada uma placa da autoria do escultor José Aurélio, em sua homenagem, na Praça Duque de Saldanha.


 



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.