Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sismo no Chile: Veja a emissão em directo de uma televisão chilena...

Streaming .TV shows by Ustream




"Parece o fim do mundo", dizem os primeiros chilenos, incrédulos, perante o sismo que agitou o país durante esta madrugada. Pelo menos 122 pessoas morreram, segundo o governo chileno, no sismo de intensidade 8.8 na escala de Richter, esta madrugada, na costa do Chile, cerca das 5h30 em Portugal. As autoridades do Chile, Japão e de outros países do Pacífico declararam alerta de tsunami.

As últimas notícias do Centro de alerta de tsunami do Pacífico dão conta de ondas de mais de 2 metros de altura, mas é esperado um agravamento nas próximas horas.

"Tivemos um enorme tremor de terra", disse Michelle Bachelet, acrescentando que "estamos a fazer tudo o que podemos, com os meios disponíveis". A presidente chilena decretou o estado de catástrofe no país, sobretudo nas duas zonas mais afectadas (Concepción e Santiago) e há registo de graves danos em várias cidades, estando as movimentações suspensas no principal aeroporto chileno.

O epicentro localizou-se a 115 quilómetros da cidade de Concepción e a 325 quilómetros da capital, Santiago. Segundo o centro geológico norte-americano (USGS) já foram registadas 25 réplicas de menor intensidade (6.2, 5.4 e 6.9 na escala de Richter foram as mais intensas).

Alguns relatos directamente de Concepción, a segunda maior cidade chilena e a mais afectada pelo sismo desta madrugada, dão conta de um cenário "devastador" e que parece de uma "zona de guerra", afirmam algumas testemunhas à SkyNews. Os testemunhos dão conta de um cenário "nunca antes visto", com edifícios completamente destruídos e cortes de água, luz e gás em diversas cidades chilenas. "Os semáforos bão funcionam, as pessoas conduzem para os pontos mais altos para fugirem ao tsunami", referem alguns locais.

A capital, Santiago, não tem de momento electricidade nem comunicações e as primeiras indicações dão conta de vários edifícios destruídos devido a danos causados pelo tremor de terra. De acordo com uma televisão local, vários hospitais da capital ficaram destruídos e outros foram evacuados.

Na capital da Argentina, Buenos Aires, alguns edifícios foram também evacuados devido ao abalo sísmico.

Entretanto, a meio da tarde, uma onda gigante matou mais três pessoas na ilha de Juan Fernandez, a 643 km da costa do Chile. Segundo o governador da ilha, Ivan De La Maza, dez pessoas estão desaparecidas.

Em 1960, o Chile sofreu o mais forte sismo de que há registo em todo o mundo desde 1900: um tremor de terra de 9.5 na escala de Richter sacudiu a região de Valdivia e matou 1655 pessoas, tendo dado origem a um tsunami sentido no Hawai, Japão e Filipinas. O último sismo de grande intensidade sentido no país foi em 1985.

O sismo no Chile ocorre um mês e meio depois do devastador tremor de terra de 12 de Janeiro no Haiti, que provocou mais de 215 mil mortes.

Texto in "i" online, 27-02-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.