Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Manuel Alegre, um nado-morto...

O PS engoliu o sapo, e entronizou o candidato do BE: Manuel Alegre. Agora, Alegre está no seu labirinto paralisante: ninguém pode ser do PS e do BE ao mesmo tempo.





I. O apoio do PS a Manuel Alegre chega tarde e a más horas. Durante quase meio ano, Alegre andou no terreno à espera do apoio do Largo do Rato, que só chegou ontem. Esta longa espera revelou uma coisa: Alegre não desperta entusiasmo, e só consegue o apoio de meio partido. Os soaristas não vão deixar de proteger o ego, perdão, a consciência de Mário Soares. Na hora da verdade, muitos socialistas não irão votar. Mais: muitos socialistas enganar-se-ão no quadradinho.

II. Para Alegre, o apoio veio mesmo na pior altura. A popularidade de José Sócrates está pelas ruas da amargura, e o PS está a cair nas sondagens. Até podemos dizer que Alegre estava num beco sem saída: por um lado, precisava do apoio oficial de Sócrates e do PS, mas, por outro lado, esse apoio seria sempre prejudicial eleitoralmente, devido à impopularidade crescente do primeiro-ministro. Antes de começar, o candidato-Alegre já estava morto politicamente.

III. E, agora, Alegre tem de enfrentar outro grande beco sem saída: o bardo precisa do apoio do PS, logo, não pode ser muito crítico em relação à política económica do PS, que é vista - pelo eleitorado - como a principal culpada da crise. Ou seja, se fizer um discurso anti-sistema, Alegre encostar-se-á ao BE, e isso afastará os socialistas. Se fizer um discurso responsável e de apoio ao governo, Alegre anulará a sua própria imagem de 'contestatário' de barba branca. A candidatura de Alegre a Belém é um nado-morto.

Texto de Henrique Raposo, in Expresso online, 31-5-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.