Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Santuário do Senhor do Monte (Pinho - Boticas)



 

A origem deste Santuário remonta aos inícios do século XIX quando foi erigido, no sítio de Seixas da Pena, um cruzeiro dedicado ao Bom Jesus do Monte Senhor dos Perdidos.

Por se encontrar junto ao caminho por onde passavam muitos almocreves que asseguravam a rota comercial entre Ribeira de Oura e a zona do Barroso, perante as dificuldades do caminho e com medo de serem atacados por feras ou ladrões, muitos recorriam à protecção divina.



Cresceu a fé e com ela as esmolas, de tal forma que em 1821 se iniciou a construção da Igreja do Senhor do Monte e no ano seguinte começou a realizar-se a Festa do Bom Jesus do Monte Senhor dos Aflitos, então agregada à Festa de S. Tiago.
Actualmente, a Festa do Senhor do Monte, que anualmente se realiza no último fim-de-semana do mês de Julho, é uma das mais importantes festas religiosas do concelho de Boticas.



#alsanjo


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.