Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

A 5 de Setembro de 1494 é feita a Ratificação do Tratado de Tordesilhas



A 5 de Setembro de 1494, no reinado de D. João II (1455-1495), é ratificado por Portugal o Tratado de Tordesilhas, que já havia sido ratificado por Espanha a 2 de Julho desse mesmo ano.
O tratado tinha sido assinado a 7 de Junho de 1494 entre o Reino de Portugal e o Reino de Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.
O tratado surgiu na sequência da objecção portuguesa às pretensões da Coroa espanhola derivadas da viagem de Cristóvão Colombo (1451-1506), que um ano e meio antes chegara ao Novo Mundo, reclamando-o para Isabel, a Católica (1451-1504).
O tratado definia como linha de demarcação, o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde.
Esta linha estava situada a meio–caminho entre estas ilhas e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo.
Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.