Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

D. FUAS ROUPINHO e a LENDA DA NAZARÉ



 

O fidalgo, levado pelo ardor da caça, perseguia um veado sem ter a noção de que se aproximava, perigosamente, da beira da falésia.
De súbito, o cavalo empina-se no limite do alto rochedo, como se tivesse ficado colado.
O espanto misturado de terror espelha-se no rosto de todos.
Muito diluída, a efígie da Virgem milagrosa aparecendo no meio das nuvens, numa auréola de claridade, fez parar o cavalo na inevitável queda para o abismo.
Fernão Gonçalves Churrichão, o Farroupim, que passou à História como D. Fuas Roupinho, foi um guerreiro nobre português do século XII, um dos mais denodados companheiros de D. Afonso I de Portugal, talvez um cavaleiro da Ordem dos Templários, primeiro almirante da esquadra portuguesa, cujos feitos andam envolvidos em lenda, sendo hoje mais conhecido pelo seu papel de milagrado por Nossa Senhora da Nazaré conforme narra a Lenda da Nazaré.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.