Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 7 de setembro de 2024

Igreja de Santo Eugénio, Bairro da Encarnação, Lisboa


 

A Igreja de Santo Eugénio do Bairro da Encarnação é a igreja do bairro da Encarnação, freguesia dos Olivais, concelho de Lisboa.
Fica no cimo da Alameda da Encarnação.
Arquitetura religiosa, do século XX.
Igreja paroquial de linhas simples e estritamente funcionais, de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita, flanqueada por anexos, e alta torre sineira, de dois registos, com sineiras protegidas por adufas e zona inferior rasgada por fresta em forma crucífera, tendo o interior com coberturas em vigamento de madeira, sendo iluminada uniformemente por festas rasgadas nas fachadas laterais, as da capela-mor em arco de volta perfeita.
Fachada principal em empena, com exonártex, rasgado por amplo portal de verga recta, tendo nas ilhargas mais dois, encimado pelo janelão do coro, em arco de volta perfeita.
Interior dividido em oito tramos, com arcos diafragma de volta perfeita, com pequeno coro-alto, assente em pilares de betão.
Arco triunfal de volta perfeita, ladeado por nichos com altares colaterais.
Capela-mor com simples altar de cantaria.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.