Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O Castelo de São Jorge e o Rio Tejo, Lisboa



O Castelo de São Jorge é um castelo histórico na capital portuguesa , Lisboa , localizado na freguesia de Santa Maria Maior.
A ocupação humana da colina do castelo data pelo menos do século VIII a.C. enquanto as fortificações mais antigas no local datam do século II a.C.
A colina onde se ergue o Castelo de São Jorge desempenhou um papel importante na história de Lisboa, tendo servido como local de fortificações ocupadas sucessivamente por fenícios, cartagineses, romanos e mouros, antes de sua conquista pelos portugueses no Cerco de Lisboa de 1147.
Desde o século XII, o castelo serviu como palácio real, quartel militar, sede do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e agora como monumento e museu nacional .
(📷 Maria da Graça da Silva)

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.