Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 10 de novembro de 2024

Pombalinho, Golegã




Pombalinho é uma povoação do Ribatejo, sede da Freguesia de Pombalinho, do Município da Golegã, freguesia com 395 habitantes (censo de 2021).



Situada na margem direita do rio Tejo, a sul da vila da Golegã, a freguesia do Pombalinho dista oito quilómetros da sede do Município. Foi na antiguidade uma importante vila romana do termo de Santarém. Antiga paróquia de Santa Cruz do Pombal, passou a designar-se, a partir do Séc. XVIII, por Pombalinho, para a distinguir de outras povoações com o mesmo nome, especialmente da vila de Pombal.



Até à reforma administrativa de 2013, esta freguesia pertencia ao concelho de Santarém, tendo sido transferida para o vizinho concelho (atual município) da Golegã pela Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro.
O barão de Pombalinho, António de Araújo Vasques da Cunha Porto Carrero, foi referido no livro Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett.




 

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.