Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Torre Eiffel



 

Um dos monumentos mais conhecidos do mundo, foi construída entre 1887 e 1889 em Paris, França.
O engenheiro Gustave Eiffel projetou a torre para a Exposição Universal de 1889, realizada para comemorar o centenário da Revolução Francesa.
Originalmente, muitos parisienses, incluindo artistas e intelectuais, criticaram o design, considerando-o uma "monstruosidade".
No entanto, ela se tornou um símbolo global da França e da engenharia moderna.
A construção envolveu cerca de 300 trabalhadores, e a estrutura foi erguida com mais de 18.000 peças de ferro, ligadas por 2,5 milhões de rebites.
O processo foi inovador para a época, usando métodos de pré-fabricação que permitiram um avanço rápido e seguro.
A torre tem 330 metros de altura (incluindo a antena), e durante 41 anos foi a estrutura mais alta do mundo, até à conclusão do Edifício Chrysler, em Nova Iorque.
Inicialmente, a Torre Eiffel deveria ser desmontada após 20 anos, mas foi preservada graças à sua utilidade como torre de comunicações.
Hoje, além do seu papel histórico e cultural, continua a atrair milhões de visitantes anualmente.





Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.