Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 26 de outubro de 2008

Fernanda Serrano: Regresso emocionado aos palcos...


«"Obrigado." Foi a única palavra que a actriz proferiu, além do guião do espectáculo ‘Confissões das mulheres de 30’ (com Maria Henrique e Ana Brito e Cunha), que marcou, anteontem à noite, em Famalicão, o seu regresso aos palcos, após nove meses a lutar contra o cancro da mama.

Bem-disposta, sorridente e em grande forma, Fernanda Serrano emocionou e emocionou-se, com um auditório a rebentar pelas costuras. Ontem houve novo espectáculo, na Casa das Artes famalicense, com os 500 lugares esgotados.

Mais do que vibrar, o público ficou agradavelmente surpreendido. 'É, de facto, uma grande actriz. Na minha opinião, muito melhor no teatro do que na televisão', disse ao CM uma das espectadoras da peça.

A tonalidade negra do palco (cenário e roupa, com excepção do top branco) contrastava com um extraordinário brilhantismo da peça, com momentos de humor e outros de profunda reflexão.

Todos sabiam, público e actrizes, que as atenções estavam centradas no regresso de Fernanda Serrano, mas esse aspecto foi completamente ultrapassado pela qualidade do texto e pela performance das actrizes.

Não houve declarações aos jornais e foram proibidas as fotografias na sala, com excepção do fotógrafo oficial. Mas Fernanda Serrano não se escondeu e apresentou-se muito sorridente e descontraída.

Nas cinco centenas de pessoas que lotaram o auditório, não havia amigos pessoais nem familiares de Fernanda Serrano, mas os intensos aplausos do final, com toda a gente em pé, revelaram que estavam ali fervorosos admiradores da artista.

Toda a gente com quem falámos, foi unânime em considerar que 'valeu a pena' ter vindo naquela noite 'ver a Fernanda'.

À saída como à chegada, Fernanda Serrano esteve sempre muito sorridente. Optou por roupa escura (foi assim que se vestiram as três actrizes) e, à chegada, por uns generosos óculos de sol. Palavras para os jornalistas é que não houve. Nem acreditações para a peça.»
in CM online, 26-10-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.