Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Livro sobre a noiva de Maomé "A Jóia de Medina" chega às bancas nos EUA...


"Depois de no mês passado a sede da editora britânica do livro "A jóia de Medina" ter sido alvo de um ataque com fogo, o polémico romance, sobre a vida da menina que casou com o profeta Maomé, chega hoje às bancas norte-americanas, nove dias antes da data prevista.

De acordo com a Beaufort Books, editora responsável pela publicação nos Estados Unidos, tanto a empresa como a autora Sherry Jones, decidiram não esperar e acharam "que era melhor para todos sair de uma conversa sobre terroristas e editoras receosas e iniciar antes uma discussão sobre os méritos do livro em si".

Originalmente intitulado "The Jewel of Medina", o livro conta a história de A'isha, desde o seu noivado com apenas seis anos até à morte do profeta. Embora nunca tenha visitado o Médio Oriente, a autora passou anos a estudar não só a história árabe como também a vida do profeta. O livro acaba por ser o resumo "de uma bonita história de amor", diz Sherry Jones.
Publicação controversa
O processo de publicação de "A jóia de Medina" tem sido controverso e cheio de contratempos. Em Maio a Random House recusou-se a publicar a obra após "ter recebido aconselhamento de que não só a sua publicação poderia ser ofensiva para algumas pessoas da comunidade muçulmana, como também poderia incitar actos de violência".

No mês passado, as previsões de violência concretizaram-se, com uma situação de fogo posto na editora responsável pela publicação do romance na Grã-Bretanha. Não houve feridos, mas a polícia prendeu três pessoas sob suspeita de terrorismo. Sherry Jones garante nunca ter sido alvo de ameaças.

Nos Estados Unidos a tiragem inicial ronda os 40 mil exemplares. Segundo a autora, o livro deverá ser publicado ainda em Espanha, Itália, Hungria, Brasil, Reino Unido e Alemanha."
in Expresso online, 13-10-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.