Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

"À Volta do Pote" dá vida a Seara Velha, aldeia transmontana...


"Jovens criaram associação para animar aldeia.
Além de incentivarem os mais velhos a preservar o ambiente, em Seara Velha, um grupo de jovens desenvolve actividades recreativas para todos os conterrâneos. Nas festas, a comida é feita no pote. E há sempre "bailarico".

Não tem nada que saber: "Lixo que é porcaria, para um saco, folhas de papel, para outro, e os pacotes de leite, para ...". A um mês de completar 87 anos, Glória Martins meteu, à primeira, na cabeça como separar o lixo. "A senhora engenheira, honra lhe seja feita, também se explicava muito bem", justifica a idosa.

A separação de resíduos na aldeia de Glória Martins é luxo de poucos meses, altura em que foi colocado um ecoponto em Seara Velha, no concelho de Chaves. É apenas uma das acções que um grupo de cerca de 20 jovens tem vindo a desenvolver na aldeia. Além de incentivar boas práticas ambientais junto dos mais velhos, a Associação Cultural e Recreativa de Seara Velha, autodenominada "À Volta do Pote", aposta quase tudo na recreação.

Desde que foi formalmente constituída, em Abril passado, já organizou uma caminhada a um santuário religioso, jogos de futebol feminino e uma festa de Verão. Antes, ainda sem organização formal, organizaram um almoço de Natal, a festa de passagem de ano e ainda o Dia da Criança. Sempre com "bailarico" pelo meio.

"No almoço de Natal, tivemos aqui 120 pessoas. A aldeia só tem 150", lembra o presidente da Associação, Maciel Duque, para mostrar a adesão. Além disso, a Associação tem igualmente sido o motor de um projecto que um grupo de enfermeiras está a levar a cabo na aldeia, no sentido de promover estilos de vida saudáveis.

"Sempre que há uma iniciativa no âmbito do projecto, avisamos as pessoas à saída da missa para fazer com que elas participem", explica Maciel. A ligação entre a associação e o projecto é de tal forma forte que a "mascote" é a mesma: um pote de ferro. Com várias funcionalidades. Além de logotipo, serve de caixa de correio, para colocar informações relativas ao projecto, e, obviamente, para cozinhar.

"Quando fazemos feijoada, é no pote, quando fazemos calvo verde, é no pote. Está sempre presente", explica Sílvia Duque.

Na próxima sexta-feira, o projecto termina com a organização de um seminário, na Escola Superior de Enfermagem, em Outeiro Seco (Chaves), onde também será publicamente apresentada a associação. A receita proveniente das inscrições reverterá, aliás, a favor da jovem agremiação. E é mais que bem-vinda.

"Começamos do zero. As quotas são de dez euros, mas basta fazer uma festa lá vai tudo", remata o presidente. "
in JN online, 20-10-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.