Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Estilista japonês Issey Miyake, sobrevivente de Hiroshima, faz convite a Obama...


- Issey Miyake, sobrevivente de Hiroshima -


Estilista japonês Issey Miyake, sobrevivente do bombardeamento atómico de Hiroshima, exortou o presidente norte-americano, Barack Obama, participar no aniversário daquele acontecimento trágico, a 6 de Agosto.

Num artigo publicado no jornal "International Herald Tribune", Issey Miyake escreve que tinha 7 anos quando o exército norte-americano largou a 06 de Agosto de 1945 a primeira bomba atómica sobre aquela cidade do oeste do Japão.

O estilista, de 71 anos, confessa que se recusara até agora a falar deste período doloroso, preferindo "pensar em coisas que podem ser criadas e não destruídas, e que trazem beleza e alegria".

Mas o discurso do presidente Barack Obama em Praga, em Abril, a favor da eliminação das armas atómicas no mundo "despertou algo de profundamente enterrado em mim, algo que até agora não tinha querido abordar", escreveu.

"Constatei que tinha, porventura agora mais do que nunca, uma responsabilidade pessoal e moral de tomar a palavra enquanto sobrevivente do que Obama chamou 'o clarão de luz'", prossegue.

Quando a bomba explodiu sobre Hisroshima, "eu estava lá, só tinha 7 anos. Quando fecho os olhos, vejo ainda coisas que ninguém devia viver nunca: uma luz vermelha que cegava, uma nuvem negra pouco depois, pessoas a correr em todas as direcções a tentar escapar desesperadamente - lembro-me de tudo isso. Três meses depois, a minha mãe morreu devido às radiações", recordou.

A concluir, Issey Miyake exorta Barack Obama a aceitar o convite da Câmara Municipal de Hiroshima, "não para remexer no passado, mas antes para mostrar ao mundo que o presidente norte-americano quer a eliminação das armas nucleares".

A bomba lançada em Hiroshima provocou a morte de 140 mil pessoas, ou imediatamente ou nos meses seguintes em consequência das radiações.

Os EUA largaram uma segunda bomba nuclear a 09 de Agosto de 1945, sobre Nagasaki (no sudoeste), que causou 70 mil mortos.

O Japão rendeu-se a 15 de Agosto, pondo termo à Segunda Guerra Mundial.




Texto in JN online, 15-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.