Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Faltará muito para Oliveira e Costa pedir uma indemnização ao Estado português?


«O juiz de instrução que está com o caso BPN decidiu hoje levantar a prisão preventiva como medida de coacção a Oliveira Costa. O antigo presidente do BPN, e que foi o primeiro arguido deste processo, vai ficar em prisão domiciliária.

À saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), no Parque das Nações, em Lisboa, Leonel Gaspar, advogado de Oliveira Costa, acrescentou em declarações aos jornalistas que o seu constituinte ficará também com pulseira electrónica.

Hoje de manhã o arguido José Oliveira Costa, que está em prisão preventiva, foi conduzido ao TCIC para ser ouvido no âmbito do requerimento para a sua libertação.

No âmbito da investigação ao caso BPN, Oliveira Costa foi constituído arguido em 20 de Novembro de 2008, encontrando-se em prisão preventiva desde 21 de Novembro, por decisão do juiz de instrução. O advogado do antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais adiantou aos jornalistas que, devido a formalidades legais a cumprir, Oliveira e Costa só dentro de dois dias passará do regime de prisão preventiva para a situação de prisão domiciliária com pulseira electrónica.

Os arguidos conhecidos neste processo são Arlindo de Carvalho, José Neto e outro administrador da sociedade de gestão e exploração imobiliária Pousa Flores, à qual o ex-ministro da Saúde tem ligações, Oliveira e Costa, ex-presidente da instituição bancária, Dias Loureiro, ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), que detinha o banco, e Coelho Marinho, antigo administrador do BPN.

Por proposta do Governo, a Assembleia da República aprovou a nacionalização do BPN a 05 de Novembro de 2008, depois da descoberta de um "buraco" de 700 milhões de euros, que durante anos terá sido ocultado do supervisor através do Banco Insular de Cabo Verde.

O caso BPN está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), chefiado pela procuradora-geral adjunta Cândida Almeida. »




Texto in Público online, 21-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.