Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Marta: Transplante de medula na próxima semana...

A menina de cinco anos está internada desde a noite de segunda-feira e vai ser submetida a nove dias de quimioterapia. O transplante será no início de Agosto.



A próxima semana é a data prevista para a realização do transplante de medula óssea da Marta, a menina de cinco anos a quem foi diagnosticada leucemia em Fevereiro, relevou ao DN a tia da criança, Maria João Drey. Depois de ter sido internada na segunda-feira à noite no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, Marta vai agora ser submetida a um tratamento agressivo de quimioterapia durante nove dias, só depois poderá ser feito o transplante, com células de um dador português.

"Esta é a fase final do processo de tratamento, mas é a mais dura", confessa a tia da menina de cinco anos. Ainda assim, Marta "entrou confiante no hospital porque lhe dissemos que era o último internamento grande", explica Maria João Drey.

O internamento pode durar até três meses após a transplantação de medula e durante todo este tempo, Marta vai ficar numa zona de isolamento total. "Só os pais é que podem entrar e todos desinfectados como se fossem fazer uma cirurgia", refere a tia da criança de cinco anos.

A família reafirma a confiança na recuperação de Marta depois do transplante. E Maria João Drey não esquece as milhares de mensagens de apoio e a solidariedade de todos os que se juntaram à página da rede social Facebook, onde durante meses se apelou à inscrição das pessoas como dadoras de medula óssea. "Temos confiança e continuamos a acreditar que é possível", sublinha, acrescentando que "o apoio de todas as pessoas foi muito importante e acreditamos que a união faz a força".

O tipo de leucemia que foi diagnosticada a Marta é uma das mais graves e, por isso, o transplante era inevitável. Durante três meses, a família fez vários apelos através da Internet e organizando colheitas de medula óssea, originando uma onda de solidariedade que levou 13 mil pessoas a inscreverem-se como dadoras.

Os registos internacionais encontraram dois dadores com- patíveis em Espanha e nos EUA. Mas foi o dador português o es- colhido para o transplante.




Texto in DN online, 29-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.