Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Aconteceu no Hospital Puerta del Mar, em Cádiz, Espanha. Na Europa. No Século XXI...

Amputam menina de 15 meses por erro...






Os médicos do serviço de Urgências do Hospital Puerta del Mar, em Cádiz cometerem um terrível erro com o diagnóstico de uma menina de 15 meses, que acabou por sofrer a amputação das pernas e lesões cerebrais graves.

De acordo com o Provedor do Paciente, os serviços do Hospital "diagnosticaram erroneamente" à menina o vírus da gripe A, quando esta sofria de uma infecção provocada por uma septicemia menigocócica, que acabou por ser descoberta "demasiado tarde".

Os factos ocorreram a 19 de Novembro do ano passado, quando os pais da menina, residentes na cidade de Chiclana de la Frontera, a levaram ao hospital, devido à elevada febre que apresentava. No serviço de urgências, os médicos fizeram-lhe um primeiro exame, através do qual concluíram que se tratava de gripe A. Sem realizar outro tipo de testes, como radiografias, TAC ou análises, os médicos accionaram o protocolo vigente àquele tipo de doença e deram-lhe alta.

Em casa, segundo o relatório do Provedor do Paciente, a menina começou a vomitar, a sofrer convulsões, as mãos e os lábios ficaram roxos e apareceram-lhe manchas no peito e pescoço. Alarmados, os pais regressaram ao hospital.

A pediatra, que a tinha atendido antes, chamou outra colega que decidiu de imediato internar a criança. Um mês depois, a menina foi sujeita a uma amputação das pernas por debaixo da rótula.

No relatório conhecido esta quarta-feira, o Provedor do Paciente reprova o atendimento do serviço de Urgências por não ter realizado os exames necessários para descobrir a verdadeira doença da menina. Esta entidade já interpôs uma reclamação patrimonial "cujo objectivo é solicitar danos e prejuízos para os pais".

Texto in Correio da Manhã online, 17-3-2010

Imagem in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.