Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nove portugueses morreram em acidente de autocarro perto de Ceuta

Pelo menos nove portugueses morreram e 39 ficaram feridos, um dos quais em estado grave, hoje, num acidente com um autocarro que transportava passageiros do paquete português "Funchal". O acidente ocorreu em Castillejos (Marrocos), perto do enclave espanhol de Ceuta, quando quatro autocarros com turistas se dirigiam a Tetuan.


No autocarro acidentado seguiam 44 portugueses, turistas do paquete Funchal, que se encontra ancorado em Ceuta, além do motorista (de nacionalidade espanhola), de um guia marroquino e um elemento da Classic International Cruises.

Nuno Fonseca, porta-voz da Classic International Cruises, confirmou à Agência Lusa que o acidente ocorreu às 6h45 locais (7h45 em Lisboa) quando um dos quatro autocarros que transportava turistas portugueses se despistou a caminho de Tetuan.

O autocarro espanhol era conduzido pelo dono da empresa e, segundo Nuno Fonseca, pessoa com "muita experiência".

De acordo com este responsável, alguns feridos foram transportados para o hospital em Tetuan, mas a empresa está a proporcionar o transporte para que todos os passageiros sejam assistidos no hospital em Ceuta.

O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, tem estado a acompanhar a situação no terreno e junto das famílias em Portugal.

Já foi disponibilizado um número de telefone para informações: 707202000.

Hospital de campanha mas pouca organização

As autoridades marroquinas montaram um hospital de campanha junto do Paquete Funchal, disse hoje um português a bordo do cruzeiro, que faz duras críticas à assistência dada por Marrocos.

"Foi montado um hospital de campanha para dar assistência aos feridos. Neste momento, três horas depois do acidente, é que estão a chegar ambulâncias para levar feridos para o hospital", relatou à Agência Lusa Fernando Santos, que criticou o apoio dado pelas autoridades marroquinas.

"As autoridades não responderam de imediato e não há palavras para descrever o que aconteceu. Foi nota zero. É inadmissível o que foi feito. Faltou de tudo do lado marroquino", sublinhou.

O português viajava no autocarro que seguia atrás do que se despistou e causou a morte a sete portugueses.

"Ia no autocarro atrás do acidentado, cheguei ao local do acidente passados alguns segundos", disse o português, relatando que se seguiram momentos "surreais".

"Não havia ambulâncias. As pessoas, incluindo os feridos, foram transportadas de volta para o paquete nos autocarros. Foi um mau serviço das autoridades marroquinas", relatou.

Depois, foi montado o hospital de campanha e, pelas 11h00 (hora portuguesa), ainda estavam a chegar ambulâncias ao hospital de campanha para transportar os feridos para o hospital.

Dentro do Paquete Funchal viajam alguns espanhóis e ingleses, mas a grande maioria dos passageiros são portugueses.

Paquete regressa hoje

O paquete Funchal vai hoje regressar a Lisboa e transportar os feridos em condições de viajar, enquanto os restantes permanecerão hospitalizados, segundo a empresa.

De acordo com um elemento da empresa responsável pela embarcação, a Classic International Cruises, o paquete está ancorado em Ceuta, porto que deixará ainda hoje, em direção a Lisboa.

Esta viagem -- o "Cruzeiro do Fado" - começou no passado domingo, em Lisboa, tendo os participantes passado por Gibraltar, Málaga e Ceuta, antes do regresso a Portugal.

Texto in SIC online, 08-9-2010
Imagem in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.