Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

"Salazar nada teve de democrata e é duvidoso que tivesse algo a ver com Cristo."


«...o país que deixou morrer na cama em 2006, sem um dia de prisão cumprido, o chefe da brigada que matou Delgado é o mesmo em que, a torto e a direito, se apoda gente de fascista e ditador enquanto se suspira pelo "tempo dos homens sérios" apontando Salazar como modelo. O país do "é tudo igual". Mas não, não é. Facto: Salazar nada teve de democrata e é duvidoso que tivesse algo a ver com Cristo. Facto: por mais que insulte todos os que sabem distinguir democracia e ditadura e por mais que injurie os democratas-cristãos verdadeiros, dos quais muitos lutaram contra Salazar (e quantos estariam nas ruas de Porto e Lisboa a gritar por Delgado), pode-se dizer, hoje, em Portugal, "Salazar foi um democrata-cristão convicto". Pode. Não é proibido nem dá prisão. É só aviltante. É só estulto. É só falso.»


Fernanda Câncio na crónica 'Obviamente infame', in DN online, 10-9-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.