Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

NASA pode ter descoberto vida extraterrestre

«A NASA anunciou que na próxima quinta-feira, dia 2, organiza uma conferência de imprensa sobre "Astrobiologia", para discutir "uma descoberta que terá um enorme impacto na procura de vida extraterrestre".



Mais tarde ou mais cedo a notícia chegará. Será no próximo dia 2?


A NASA publicou ontem no seu site a informação de uma conferência de imprensa sobre "Astrobiologia".

"Astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e vida futura no universo" lê-se na informação sobre a conferência que irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro , que também adianta os participantes.

O currículo desses participantes levanta agora a questão: qual a "descoberta astrobiológica" que motivou a NASA a convocar uma conferência de imprensa?

Quem irá discursar na conferência

Para além de Mary Voytek, diretora do Programa Astrobiológico da NASA, estará presente Felisa Wolf-Simon, uma oceanógrafa que já escreveu uma longa lista de artigos sobre fotossíntese baseada em arsénio e a sua implicação na evolução de espécies.

Também irá discursar Pamela Conrad, uma geobiologista que em 2009 publicou um ensaio sobre a geologia e a hipótese de vida em Marte.

James Elser será outro dos cientistas participantes. Elser é um ecologista que integra o programa de astrobiologia "Follow the Elements", que investiga os elementos químicos em ambientes onde haja a possibilidade de evolução de seres vivos.

O último participante que consta da informação da NASA é Steven Benner, um biologista que faz parte da "Equipa Titan", o grupo da NASA responsável por explorar a maior das 62 luas de Saturno, a Titan. Benner também está envolvido na missão da sonda Cassini, que recentemente entrou na densa atmosfera da lua Rhea e recolheu amostras de oxigénio e dióxido de carbono.

Rhea contém elementos químicos necessários à vida

Estes últimos dados que mostraram a existência de oxigénio e dióxido de carbono foram divulgados na última sexta-feira. A sonda Cassini encontrou pela primeira vez vestígios destes dois elementos químicos diretamente na atmosfera noutro mundo, neste caso na segunda maior lua de Saturno, o astro Rhea.

Dada a proximidade com o anúncio da próxima conferência, presume-se que o assunto da conferência esteja relacionado com a descoberta da última sexta-feira, ou seja, a densa atmosfera de uma das luas de Saturno contém os elementos químicos necessários para a formação de vida extraterrestre.

Mas são apenas suposições, já que existe um embargo sobre mais informação sobre a conferência até... quinta-feira.

São conhecidos os vários cortes nos fundos das missões da NASA e talvez o evento de quinta-feira sirva para reforçar os factos divulgados na passada sexta-feira e seja uma forma de reunir verbas para continuar com o projeto Titan. Quem quiser poderá acompanhar a conferência em direto através do site da NASA: http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html

A NASA é reconhecida por vários fracassos nos últimos anos e a última grande conferência de imprensa que a agência espacial acolheu foi para "apenas" anunciar a presença de um buraco negro perto da nossa galáxia.»


in Expresso online, 30-11-2010

Pois podemos, senhor Silva. Quando voltarmos a ter um Chefe de Estado que saiba dar-se ao respeito

"Podemos voltar a ser um país respeitado"




Cavaco Silva apresentou ontem a sua moção de candidatura, no Porto, afirmando-se o melhor candidato para "os tempos de crise e de angústia que o país atravessa". Para o atual chefe de Estado, estes não são tempos "para fantasias e experimentalismos na Presidência da República". i, 30/11/2010, reproduzido no Expresso online.


Nota do Zorate:
Cavaco não terá o meu voto. Nunca um candidato de Direita o teve.
Mas, prefiro ver Cavaco em Belém do que o fingidor Alegre.
Quando aos 14 anos (01-6-1972) comecei a trabalhar numa fábrica de malhas, em Sacavém, existia lá uma placa fixada numa parede, com um pensamento que sempre me tem acompanhado ao longo da vida:

"O falso amigo é o pior dos inimigos"
.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Apesar da crise, os portugueses mostraram que são muito solidários e generosos para as pessoas que têm carências."



Isabel Jonet, a presidente do Banco Alimentar revelou que os portugueses doaram este fim de semana, para a campanha do Banco Alimentar Contra a Fome, 3250 toneladas de bens alimentares, mais 30 por cento do que no ano passado. TSF, 29/11/2010, reproduzido no Expresso online.


- Isabel Jonet -


Imagens in Google

A automutilação do povo coreano




Cartoon de Rodrigo, Expresso online, 29-11-2010

Os espertalhões



Cartoon de Henrique Monteiro


Documentos do Wikileaks revelados: Ficheiros secretos ridicularizam líderes mundiais...

«Os documentos colocam a descoberto alguns segredos de vários líderes mundiais. E acusam Hillary Clinton de ter dado ordens para "espiar" aos diplomatas americanos na ONU.




Segundo os documentos divulgados pela Wikileaks, citados pelo alemão Der Spiegel, a secretária de Estado Hillary Clinton terá dado instruções aos diplomatas norte-americanos nas Nações Unidas (ONU) para que "espiassem" os diplomatas de outros países, recolhendo informação sobre as suas contas de e-mail e outros dados de acesso à Internet, cartões de crédito e até material genético. Através dos seus diplomatas na ONU e das suas embaixadas no estrangeiro, os Estados Unidos criaram uma "rede de espionagem" internacional.

As instruções terão sido dadas formalmente através de uma directiva assinada por Hillary Clinton, que terá entrado em vigor a 31 de Julho de 2009, mas que terá sido iniciada pela secretária de Estado de George W. Bush, Condoleeza Rice. O site Wikileaks divulgou hoje 251.287 mensagens de correio diplomático norte-americano, que cobrem um período até Fevereiro de 2010 e põem a descoberto a política externa norte-americana.

Leia aqui o que é escrito sobre alguns dos principais líderes mundiais:

Muamar Kadafi (líder da Libia) - Usa botox e é um verdadeiro hipocondríaco que filma todos os exames médicos que realiza. Anda sempre acompanhado de uma vistosa enfermeira loira ucraniana.

Vladimir Putin (primeiro-ministro russo) - É descrito como machista e autoritário.

Nicolas Sarkozy (presidente francês) - A diplomacia norte-americana não mostra grande apreço pelo líder francês, que é seguido com atenção com receio de qualquer movimento para desautorizar a política exterior americana.

Silvio Berlusconi (primeiro-ministro italiano) - Nos relatórios são descritas as "festas selvagens" do líder italiano, algo que desperta uma profunda desconfiança em Washington.

Mahmoud Ahmadinejad (presidente do irão) - O líder iraniano é comparado a Adolf Hitler.

Angela Merkel (chanceler alemã) - A dama de ferro germânica é descrita com uma pessoa que "evita os riscos e raramente é realista".

De acordo com alguns sites de jornais internacionais que tiveram acesso aos documentos, a publicação destes ficheiros secretos pode colocar seriamente em causa as relações dos Estados Unidos com alguns dos seus principais aliados.Em outros casos são colocados em dúvida alguns projectos importantes de política exterior, como a proximidade entre os EUA e a Rússia e o apoio a certos governos árabes.


Veja os trabalhos dos sites que publicaram a informação do Wikileaks:

El País (Espanha - em espanhol) : http://www.elpais.com/documentossecretos/

The Guardian (Reino Unido - em inglês) : http://www.guardian.co.uk/world/the-us-embassy-cables

Der Spiegel (Alemanha - em inglês) : http://www.spiegel.de/international/topic/wikileaks/

The New York Times (Estados Unidos - em inglês) :
http://www.nytimes.com/interactive/world/statessecrets.html?hp

Le Monde (França - em francês) : http://www.lemonde.fr/international/article/2010/11/28/wikileaks-dans-les-coulisses-de-la-diplomatie-americaine_1446078_3210.html#ens_id=1446075



in DN online, 29-11-2010

domingo, 28 de novembro de 2010

'Wikileaks' de Julian Assange vai divulgar documentos sobre "todos os grandes assuntos"...

«Os milhões de documentos norte-americanos que a Wikileaks está prestes a divulgar dizem respeito a "todos os grandes assuntos", afirmou hoje, domingo, o fundador da organização, Julian Assange, numa videoconferência com jornalistas na Jordânia.

"Os documentos que nos preparamos para publicar dizem respeito a todos os grandes assuntos em todos os países do mundo", respondeu Assange a uma pergunta sobre se os novos documentos diziam respeito ao Iraque ou ao Afeganistão.



Assange disse aos jornalistas que optou por falar com eles por videoconferência porque "a Jordânia não é o país mais seguro quando se tem a CIA atrás" e não indicou onde se encontra.

A Wikileaks, que se especializou na divulgação de documentos confidenciais, deverá divulgar nas próximas horas milhares de documentos de todo o tipo provenientes de embaixadas dos Estados Unidos em todo o mundo.

A divulgação destes documentos está a preocupar seriamente a administração norte-americana, que sábado advertiu a Wikileaks que a divulgação dos documentos vai colocar muitas vidas em risco, ameaçar operações antiterroristas e prejudicar as relações dos EUA com os seus aliados.

Julian Assange avaliou o número de documentos em mais de um quarto de milhão. "Gastei uma boa parte da minha energia e do meu tempo, durante o mês passado, a preparar a publicação da história da diplomacia norte-americana", disse na conferência de imprensa, organizada pela associação de repórteres árabes para o jornalismo de investigação (ARIJ).

"Estes 250 mil documentos secretos vêm de embaixadas norte-americanas em todo o mundo e já pudemos constatar que, durante a semana passada, os Estados Unidos reagiram para tentar minorar os efeitos que isto pode ter", disse.

As autoridades norte-americanas contactaram mais de uma dezena de aliados, entre os quais aliados estratégicos como a Austrália, Reino Unido, Canadá, Israel e a Turquia.

A divulgação destes documentos está a preocupar seriamente a administração norte-americana, que sábado advertiu a Wikileaks que a divulgação dos documentos vai colocar muitas vidas em risco, ameaçar operações antiterroristas e prejudicar as relações dos EUA com os seus aliados.

Assange rejeitou hoje, domingo, esta acusação. "A nossa organização tem quatro anos de existência na publicação de documentos. Tanto quanto sabemos (...) não houve um único indivíduo que tenha sido colocado em perigo na sequência do que quer que seja que tenhamos publicado", disse.

O 'site' de Assange publicou no mês passado cerca de 400 mil documentos norte-americanos, muitos sobre a guerra no Iraque, depois de em Julho ter divulgado quase 80 mil documentos norte-americanos sobre a guerra no Afeganistão.»

in JN online, 28-11-2010

Um abraço do Cristo Redentor...




O Cristo Redentor "fechou" os braços, num abraço simbólico ao Rio de Janeiro, numa noite de outubro 2010.

O efeito - uma ilusão de ótica provocada por projeção de luzes e imagens - faz parte da campanha "Carinho de Verdade", de combate à violência e exploração sexual de crianças.

Para simular o abraço, o cineasta Fernando Salis usou oito projetores, que cobriram a estátua com imagens do Rio, como sobrevoos de asa-delta, as florestas e até mesmo o trânsito. Ao som de Bachianas Brasileiras n.º 7, de Villa Lobos, e com animação em 3D, a estátua parece fechar os braços.



Vídeo e texto recebidos por e-mail de Rio Branco do Sul

sábado, 27 de novembro de 2010

Fotografia de Jan Saudek...



in Google


Se correr o BOPE pega...




Cartoon de Rodrigo, Expresso online, 27-11-2010


Passei por 'Movimento COEP - Comunidade de Olho na Escola Pública' do Brasil e trouxe de lá este vídeo...





Brevemente numa televisão perto de si: Cabaret da Coxa II


Manuela Moura Guedes na SIC




«Manuela Moura Guedes e SIC perto de acordo para regresso da jornalista à TV»


Texto in Público online, 26-11-2010
Imagem in Google

Ordem dos Advogados: Reeleito o bastonário que chama os bois pelos nomes...

«António Marinho Pinto foi esta sexta-feira reeleito bastonário da Ordem dos Advogados. Ao fim da noite, com a maioria dos votos contabilizados, o advogado de Coimbra, de 60 anos, apresentava uma confortável vantagem em relação aos seus adversários, Luís Filipe Carvalho e Fragoso Marques.




Só no Porto, conselho distrital onde os votos já estavam totalmente contabilizados, Marinho foi escolhido por 3759 advogados contra 1415 para o advogado do Barreiro e 884 para o advogado de Lisboa. Em Coimbra, Marinho teve 1186 votos enquanto Fragoso obteve 886 e Luís Filipe Carvalho ficou-se pelos 353. Já em Lisboa, onde os votos ainda estavam a ser contados, a tendência apontava também para uma vitória clara de Marinho Pinto.»


in CM online, 27-11-2010



Nota do Zorate:
Venceu a coragem e frontalidade.
Foram derrotadas as toupeiras golpistas!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Senhor, porque me abandonaste?



Cartoon de Henrique Monteiro


I love books...



GIF (Graphics Interchange Format)  in Google


E agora, Pedro Passos Coelho?



Das duas, uma:

Ou o senhor faz cumprir os regulamentos aprovados precisamente no congresso onde foi eleito líder do PSD, e promove a expulsão do partido dos quatro deputados da Madeira,

Ou então deixa de ser uma alternativa credível ao engenheiro Sócrates.

Já que a alternativa a um mentiroso, nunca pode ser um...intrujão!

Ah! Pois...

Quem manda no PSD?

Pedro Passos Coelho
ou
Alberto João Jardim?




«PSD/Madeira votou contra orçamento, viabilizado pela abstenção do PSD

O Orçamento do Estado para 2011 foi hoje, sexta-feira, aprovado em votação final global com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e o voto contra do CDS-PP, BE, PCP e PEV.

No entanto, os quatro deputados do PSD/Madeira votaram contra o Orçamento, violando a disciplina de voto da bancada social-democrata, que se absteve na sequência de um acordo com o Governo.»


Texto in JN online, 26-11-2010
Título e subtítulo de Zorate


Nota do Zorate:
Quem não tem capacidade para previamente disciplinar as sua tropas, jamais conseguirá ganhar a difícil batalha de colocar Portugal no caminho da prosperidade.
Digo eu, que sou tonto...

Cavaco esmaga Esquerda...


«Segundo o Barómetro de Novembro, o Presidente da República Cavaco Silva subiu sete pontos nas intenções de voto para as presidenciais, ao passo que Alegre perdeu cinco pontos.

Cavaco Silva parece embalado para uma vitória confortável nas presidenciais de Janeiro, a avaliar pelas intenções de voto no Barómetro TSF/Diário Económico/Marktest de Novembro.

Segundo este estudo, o actual chefe de Estado recolhe a preferência de 78,3 por cento dos inquiridos contra os 15 por cento de Manuel Alegre, que caiu cinco pontos percentuais em relação a Outubro.

O Presidente da República, que subiu sete pontos em relação há um mês, recolhe o pleno entre os eleitores do PSD e mantém-se como o preferido de 62 por cento dos eleitores do PS, enquanto só 30 por cento prefere Alegre.

Já Fernando Nobre caiu um ponto para os quatro por cento de intenções de voto, ao passo que o comunista Francisco Lopes perde 0,4 pontos para 0,7 por cento. Por seu lado, o socialista Defensor de Moura não recolheu qualquer intenção de voto neste estudo.»

Texto in TSF online, 26-11-2010
Imagem in Google



Nota do Zorate:
Com os generosos patrocínios de Sócrates, Jerónimo e Louçã.
Pois...

Greve - Contagem oficial...



Cartoon de Henrique Monteiro

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

'Cântico Negro' de José Régio...



Vídeo in YouTube


PSD volta a ter maioria absoluta, diz Barómetro...

«Segundo o Barómetro, o PSD mantém a vantagem em relação ao PS, mas tem agora maioria absoluta. Nos índices de popularidade, Passos Coelho, Sócrates e Cavaco ganharam pontos.




O PSD voltaria a não precisar de se aliar a nenhum outro partido para conquistar a maioria absoluta nas legislativas se estas se realizassem hoje, indica o barómetro TSF/Diário Económico/Marktest relativo a Novembro.

Ainda de acordo com este barómetro, os sociais-democratas mantêm uma vantagem de 17 pontos percentuais que traziam de Outubro em relação aos socialistas, que, tal como o PSD, subiram cerca de dois pontos num mês.

Num estudo em que o PSD recolhe 44 por cento das intenções de voto contra 27 por cento dos socialistas, o Bloco de Esquerda surge novamente como terceira maior força política portuguesa, mas agora com nove por cento, menos um ponto que em Outubro.

Praticamente iguais estão agora CDS-PP e CDU, isto depois de os centristas terem perdido um ponto em relação ao último mês e de a coligação liderada pelo PCP ter descido dois pontos, o que a deixa a duas décimas de distância do partido de Paulo Portas.

Passos Coelho, Sócrates e Cavaco somam pontos em índice de popularidade

No que toca à popularidade, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o que mais subiu, ao ganhar quatro pontos nas opiniões positivas, o que deixa com um resultado positivo de 2,6 por cento.

José Sócrates também cresceu quatro pontos nas opiniões positivas e menos quatro pontos nas opiniões negativas, o que permitiu ao líder socialista subir dez pontos no índice de imagem da Marktest.

Por seu lado, Cavaco Silva também contabilizou mais quatro pontos nas opiniões positivas e menos cinco pontos nas opiniões negativas, o que dá ao Presidente da República mais 14 pontos no índice de imagem.

Já Francisco Louçã, caiu sete pontos no índice de imagem, sendo assim o líder partidário que mais perde, ao passo que Paulo Portas perde seis pontos e Jerónimo de Sousa cai dois pontos.»


in TSF online, 25-11-2010


Nota do Zorate:
Vem aí a concretização de um sonho anunciado por Francisco Sá Carneiro, há 30 anos: 'Uma maioria, um Governo, um Presidente'.
Com os generosos patrocínios de Sócrates, Jerónimo e Louçã.
Pois...

O sistema de contagem da CGTP não será o mesmo que diz que o Benfica tem 6 milhões de adeptos?



«O secretário-geral da CGTP afirmou hoje que mais de três milhões de trabalhadores aderiram à greve geral em protesto contra as medidas de austeridade do Governo.»

in Destak online, 24-11-2010


Nota do Zorate:
Os trabalhadores que ficaram em casa, não por aderirem à greve, mas por não terem meio de transporte, também foram contados como aderentes à greve?

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A CGTP é uma fábrica de desemprego...



«I. Esta greve tem uma ponta de ironia: aqueles que lideram a greve são aqueles que são mais protegidos, isto é, os funcionários públicos. Os funcionários públicos têm uma segurança absurda no emprego. Se uma empresa fecha as portas, os trabalhadores dessa empresa vão para o fundo de desemprego e depois têm de arranjar outro emprego. Se uma repartição pública perde a sua utilidade, os funcionários dessa repartição não são dispensados. Nem pensar, então. Que escandaleira fascista. Não senhor. Esses funcionários-públicos-que-estão-a-mais vão para um quadro de mobilidade, onde ganham, se não me engano, quatro sextos do seu vencimento. Mas, então, eu pergunto: mas há portugueses de primeira e portugueses de segunda? Por que razão os desempregados e trabalhadores das empresas têm de pagar esta segurança extrema do funcionário público? Por que razão o funcionário público têm direito a uma rede de segurança vitalícia? Sim, de facto, devíamos fazer greve, uma greve contra estes privilégios inaceitáveis dos funcionários públicos.

II. O sindicalismo português, representado pela GCTP e pela UGT, está perdido no tempo. A CGTP e a UGT são forças reaccionárias que impedem a adaptação de Portugal ao século XXI. Um exemplo: se os trabalhadores da Auto-Europa tivessem seguido as indicações dos sindicatos, a empresa já não estava cá. Felizmente, a comissão de trabalhadores da Auto-Europa negociou regras de flexibilidade que aumentaram a produtividade da empresa. Resultado: para o ano, os trabalhadores da Auto-Europa vão ter um aumento de 4%. Se os sindicatos tivessem impedido as mudanças "neoliberais" na Auto-Europa, os milhares de trabalhadores da fábrica estariam agora na rua a protestar contra o "neoliberalismo". A UGT e a CGTP são fábricas de desemprego.

III. Mais: são os piores inimigos da minha geração. Ao defenderem leis laborais ultra defensivas (as mais restritivas do espaço da UE, aliás, do espaço da OCDE), a UGT e a CGTP contribuem para a ausência de criação de novos postos de trabalho, de novas empresas. Os mais jovens não conseguem entrar naquilo que já existe (porque é dificílimo fazer um despedimento individual em Portugal; portanto, o jovem só entra a recibos verdes para fazer um trabalho que devia estar a ser feito por uma pessoa do "quadro"; e essa pessoa do quadro continua lá) e, acima de tudo, os jovens não vêem novas empresas a aparecer. Porque a lei laboral está pensada para defender a todo o custo aquilo que já existe. O futuro não interessa à nossa lei laboral. O futuro não interessa à CGTP. A CGTP, tal como o PCP e o BE, representa o passado.»


in Expresso online, 24-11-2010

Depois da Greve Geral, Portugal fica melhor ou pior...


De "maçã podre" a "profissional fantástico" vai a curta distância de 4 meses e meio...

Mais curta, só a pouca vergonha de José Eduardo Bettencourt!



«O presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt qualificou hoje o ex-futebolista do clube João Moutinho, atualmente ao serviço do FC Porto, de "profissional fantástico", quatro meses e meio depois de lhe ter chamado "maçã podre".»

in Expresso online, 24-11-2010


«'Não sabia dignificar a bandeira que envergava e que representava não só no campo. Por isso, o Sporting está feliz por vê-lo partir', continuando num tom ainda mais contundente.

'O negócio fez-se porque o Sporting não quis uma maçã podre que ia contaminar o grupo, alguém que não é exemplo. Teve um comportamento deplorável', acusou Bettencourt, referindo que o jogador saiu pela 'porta pequena'

in CM online, 06 Julho 2010


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Estamos?

"Estamos mais pobres"




Belmiro de Azevedo, presidente do conselho de administração da Sonae, JN online, 22-11-2010

O corpo protegido de Cristo...



Cartoon de Rodrigo, Expresso online, 22-11-2010


Francisco Guerra: "Rede internacional de pedofilia" com casapianos ainda está activa...

«Francisco Guerra, uma das testemunhas-chave do processo Casa Pia, garante que "está activa em Portugal uma rede internacional de pedofilia que envolve as crianças e os adolescentes da instituição".



A denúncia consta do livro "Uma dor silenciosa", que será lançado no dia 25 deste mês e apresentado pela antiga provedora da Casa Pia de Lisboa Catalina Pestana. No livro, editado pela Leya, Francisco Guerra aponta o dedo a "personalidades do mundo da política, do futebol, empresários e artistas, alguns ainda no activo e outros não, que estão implicados na rede" de pedofilia que, alegadamente, envolve casapianos.

"A rede não foi desmantelada", escreve Francisco Guerra, garantindo que "em lugares-chave da Casa Pia estão funcionários que, dentro de um ou dois anos, activarão mais uma vez este polvo medonho porque, cá fora, estão os pedófilos que nunca foram a tribunal e que continuarão a querer crianças por perversão".»


in DN online, 22-11-2010

"Pedro Ramos", o violador que a inJustiça portuguesa deixou escapar...

«No seu livro, Francisco Guerra conta como foi violado pelo antigo motorista da instituição, Carlos Silvino, e por "muitos outros", alguns investigados no âmbito do processo Casa Pia e condenados em Setembro, mas que têm os nomes alterados neste livro.


O antigo casapiano revela um especial ódio pelo "político" a quem chamou "Pedro Ramos": "É, de todos, aquele de quem tenho mais nojo e o que mais odeio. (...) Foi sempre o que mais me maltratou. Era muito mais violento do que os outros e batia-me enquanto me penetrava".

Este político, conta, esteve preso, mas acabou por sair em liberdade sem qualquer acusação, o que levou Francisco Guerra a tentar o suicídio: "Senti que o mundo desabava. Eu, que ao longo do inquérito tinha aprendido a confiar na justiça, senti que me tinham enganado. Era uma injustiça sem tamanho que aquele homem, que me tinha violado e batido violentamente, que tanto me tinha maltratado, fosse sair da prisão".

Francisco Guerra conta ainda como foi estar dentro da "rede", uma vez que passou a "combinar os encontros com os outros miúdos", e como encontrou uma "verdadeira rede de pedofilia com ramificações internacionais".

Antes de ser preso, o motorista Carlos Silvino terá passado a Francisco Guerra "fotografias de alunos da Casa Pia a serem abusados por homens, uns que foram julgados e outros que nunca foram chamados à Judiciária". Carlos Silvino terá ainda entregue a Francisco Guerra "agendas com nomes e números de telefone e alguns papéis com contactos". O casapiano diz que destruiu tudo.»


"Pedro Ramos"


Texto in DN online, 22-11-2010
Imagens in Google
Título do post de Zorate


Judite Sousa: "Posso dizer que foi a entrevista mais difícil que conduzi até hoje"...

-Francisco Guerra -

«Judite Sousa entrevistou Francisco Guerra, principal testemunha do processo Casa Pia. A conversa, gravada na sexta-feira, é emitida hoje à noite. "Foi a entrevista mais difícil que conduzi até hoje", disse a jornalista da RTP ao DN.

"É uma matéria que fractura a sociedade. As perguntas têm de ser feitas, mas não podem levar a crer que estamos a cair no sensacionalismo", explicou. "As entrevistas a pessoas relacionadas com processos de pedofilia são sempre complicadas" e este caso não foi excepção. "Foram ditas coisas muito melindrosas", adiantou a jornalista.

Judite Sousa refere ainda que há dois meses, aquando da entrevista a Carlos Cruz, a direcção de Informação da RTP foi acusada de tomar partido. "Agora que o Francisco vai lançar o livro Uma Dor Silenciosa, esta semana, surgiu a oportunidade de dar a conhecer o outro lado da história", concluiu.»


- Judite Sousa -

Texto in DN online, 22-11-2010
Imagens in Google


Plantar Portugal: Semana Nacional da Reflorestação...



«Cerca de 60 municípios estão já associados à Semana Nacional da Reflorestação, uma iniciativa promovida por um movimento cívico que decorre entre os dias 23 e 28 (novembro) e promete plantar pelo país milhares de árvores, cidadania e sustentabilidade.

Segundo Hélio Lopes, da coordenação nacional do movimento sem fins lucrativos "Plantar Portugal", o objetivo é distribuir mais de 100 mil árvores por vários tipos de espaços, como áreas florestais (alguma atingidas por incêndios), baldios, zonas ribeirinhas, parques, jardins ou escolas.

De forma simbólica, a semana arranca no Dia da Floresta Mediterrânica com a plantação de uma árvore autóctone no centro geodésico de Portugal, no concelho de Vila do Rei, para se espalhar depois ao restante território continental e às ilhas.»


Texto Agência Lusa


Irlanda pede ajuda...



Cartoon de Henrique Monteiro


domingo, 21 de novembro de 2010

Paris Hilton cumpre pena de trabalho comunitário a pintar parede em Hollywood...



Vídeo in YouTube, 21-11-2010


Nota do Zorate:
Por cá, alguma vez iremos ver um poderoso com o pau na mão?

Uso correto do preservativo pode salvar milhões de vidas...

Asnoplágio, o vírus que está a atacar os dirigentes do PS...


"PAPEL QUÍMICO"


«Tenho alguma dificuldade em acreditar que todos os dirigentes do PS são plagiadores, embora os recentes acontecimentos, primeiro com uma alpiarcense ( http://rotundaseencruzilhadas.blogspot.com/2010/11/nao-lembrava-nem-ao-diabo.html  ), Dra. Teresa Freitas, politóloga e secretária do Governo Civil de Santarém e Presidente da Concelhia do PS de Alpiarça e depois com um Secretario de Estado e o Ministro das Obras Públicas ( http://rotundaseencruzilhadas.blogspot.com/2010/11/os-socialistas-apostam-no-copianco.html ) me tenham colocado de pé atrás com a falta de capacidade de originalidade ou de inteligência por quem tem funções dirigentes ou mesmo governativas.

É motivo para perguntar: É a esta gente que estamos entregues?

Resposta: Sim, mas é preciso não exagerarmos nos juízos precoces de opinião.

Será que nunca reencaminhamos um email com um texto engraçado a outras pessoas e nem sequer reparámos que o nome do autor ou a fonte do texto não está mencionada ? Provavelmente sim. Mas obviamente que nestes casos, trata-se de mera partilha de informação e sem qualquer maldade ou demonstração de mediocridade da nossa parte. É uma questão de mera partilha, portanto.
Nos casos em apreço, pelo contrário, é muito grave, porque as pessoas em questão escreveram textos como sendo supostamente da sua autoria e confiaram na burrice dos receptores que acreditariam que seriam ideias próprias de quem tem responsabilidades politicas e mais do que essas, responsabilidades nos nossos destinos. E depois ainda querem que compreendamos as medidas de austeridade que nos estão a impor...

Por mim, corria-os todos a pontapé, mas como vivemos em democracia, há que esperar que uma maioria o faça onde deve ser: nas urnas !

Adiante. Na expectativa que tudo isto não fossem mais do que casos isolados, fui por curiosidade ao dito Jornal Alpiarcense, ver o tal plágio, que por um lado até foi bom para o tal blogue porque assim despertou algum interesse, coisa que ultimamente vinha a perder (opinião pessoal).

Eis que enquanto percorro os posts na procura do plagio da Dra. Teresa Freitas, passo por um texto ( http://jornalalpiarcense.blogspot.com/2010/11/mudar-mentalidade.html ) que segundo o blogue, é da autoria do Dr. Paulo Fonseca, Presidente da Federação do Ribatejo do PS, e imediatamente me lembrei de um dos tais emails que reencaminhamos a toda a gente por o acharmos engraçado ou merecedor de ser partilhado. Não podia estar mais certo: Alguém mo tinha enviado há aproximadamente um ano e pelas ferramentas de busca do email, facilmente acedi a ele.

O post supostamente da autoria do Dr. Paulo Fonseca, nada mais é do que a cópia integral de um artigo por Nicolau Santos, Director-adjunto do Jornal Expresso, In Revista “Exportar” ( http://www.ihavethepower.net/catalog/MM_artigos.php?products_id=665 ). Só apenas a ultima frase não consta do texto original, tal como também aconteceu com o texto que tinha sido escrito supostamente pela Dra. Teresa Freitas.

Mas que porra é esta ? Mas agora os socialistas são todos desprovidos de inteligência e limitam-se a apropriarem-se de propriedade intelectual e a chaparem os textos pela blogosfera ?

Não sei responder à questão. Aliás, tenho muita dificuldade em acreditar que vivo num mundo dirigido por 'bestas quadradas' sem a mínima decência e capacidade de reflexão e ideias próprias.

Por isso, faço algumas perguntas:

a) O Dr. Paulo Fonseca também plagiou o artigo do Nicolau Santos, ou foi o Nicolau Santos que plagiou o artigo do Dr. Paulo Fonseca ?

b) O Jornal Alpiarcense recebeu o texto do Dr. Paulo Fonseca como um original ou publicou um texto eventualmente usado inocentemente por este, e publicou-o como sendo original ?

c) Todas estas dúvidas não passam de um momento de paranóia do copianço?

Há aqui coisas que merecem ser explicadas e só os visados nas questões acima inscritas o poderão fazer.

Vamos a ver quem tem coragem ou iniciativa de o fazer.

Até lá, estou completamente incrédulo com tanta mediocridade (venha ela de onde vier).»


Aqui fica o artigo em questão:






Nota do Zorate:
Neste post apenas o título é do editor deste espaço.

Entrevista a Otelo Saraiva de Carvalho...



in DN online, 21-11-2010

Passei por 'MENTESDESPERTAS' e trouxe de lá sábias palavras...

«Stalinismo Neo-Nazi Contra a NATO

Mais de cem grupelhos querem manifestar-se contra a NATO com o slogan:

PAZ SIM, NATO NÃO.

Mas quem são estes "manifestantes"?

Não me refiro àqueles traficantes de droga que já foram apanhados...embora o facto de haver BEs nas manifs possa indiciar uma relação, que pode concluir que as manifs servem para actos de pó e erva.

São indivíduos que defendem as culturas mais retrógradas, cruéis e bárbaras no planeta.

São indivíduos que vivem à custa das sociedades e dos países onde vivem, exploram os impostos dos contribuintes honestos e cumpridores.

São do mesmo tipo que gritavam, covardes e "cucos", "better red than dead" no tempo dos mísseis URSS de médio alcance apontados à Europa Ocidental...mas que usufruíam dos luxos da mesma sociedade ocidental, em detrimento da vida "red".

São ressabiados e frustrados do fim dos campos de concentração URSS e das polícias políticas assassinas do género KGB e STASI.

São amantes da selvajaria islâmica e talibã em especial: desdenham com desprezo das vítimas das chicotadas em público, regadas com àcidos e mortas à pedrada...

Por isso, NUNCA se manifestaram contra os talibãs, mas não querem que a NATO derrote a selvajaria talibã.

São os mesmos que ficaram nos luxos capitalistas de suas casas, calados que nem ratos, durante a visita do Presidente Chinês Hu Jintao...China onde os trabalhadores são explorados de forma desumana.

Mas algum dia se preocuparam, real e concretamente, com os trabalhadores?

São, em suma, aqueles que advogam o fim de Israel e, claro, dos Judeus, em favor da barbárie islâmica....continuando o "trabalho" que os nazis deixaram incompleto.

São escroques que deviam viver no Irão ou na Faixa de Gaza, sob a crueldade islâmica do HAMAS.

São, no fundo, neo -nazis...do séc XXI.

Então, depois deste arrazoado, como chamar a estes ressabiados do stalinismo amantes das chicotadas em público e da matança à pedrada?

Sim: STALINISTAS NEO-NAZIS.»




sábado, 20 de novembro de 2010

José Mário Branco - Ser Solidário...






Passei por 'Mar & Terra' e trouxe de lá imagens e palavras sobre Aveiro...


AVEIRO

Povoação modesta na Idade Média e cuja origem se desconhece, aparecendo referenciada pela primeira vez, com o nome de Alavário, durante o século X, no testamento da Condessa Mumadona, que legou em 959, "suis terras in Alavario et salinas", as terras e salinas da região ao Convento de Guimarães.



Alavário é pois das designações mais antigas que se conhece do topónimo Aveiro, tendo a sua origem etimológica no termo latino "Averius", derivação do étimo céltico "aber", que significa "embocadura de rio". A forma "Alavarius", parece ter sido desenvolvida já durante a Idade Média.

Mas os vestígios encontrados em vários locais da região, Vale de Videiras, em Eiral, do Paleolítico Superior, a “Mamoa” de Mamodeiro, do Neo-calcolítico, a Agra do Crasto, em Verdemilho, da Idade do Bronze, Período Calcolítico, o Lugar da Torre, em Cacia, do Período Romano (Baixo Império séculos III a V), o Forno Cerâmico de Eixo, do Período Visigótico entre outros achados dispersos, bem como o factor referencial histórico permite-nos afirmar que toda esta região foi ocupada desde épocas muito remotas e com períodos de maior e menor esplendor.

Sabemos que os Fenícios, para as construção das suas feitorias, escolhiam zonas estratégicas do ponto de vista comercial e de fácil navegação. Privilegiavam portos protegidos, amplas baías que permitiam aos barcos atracar com facilidade e penínsulas abrigadas. As cidades eram geralmente protegidas com muralhas, e os edifícios chegavam a uma altura considerável. Nas cidades portuárias fenícias existiam comerciantes gregos, egípcios e assírios.




Em Portugal estabeleceram algumas feitorias já que visitaram a foz do Sado, o estuário do Tejo e toda a região costeira do Mondego ao rio Douro. Não deixariam por conseguinte de estar ligados à região.

Os Celtas chegaram a partir do século X A. C., provenientes do centro europeu, faziam parte da cultura de Adleber e das cinco tribos que se instalaram na Península Ibérica, a tribo dos Petnix Lucis, foi a que se fixou por todo o litoral entre o Cabo Carvoeiro e a região do rio Vouga e que vieram a dar origem aos Túrdulos.

Em Cacia, o oppidum romano, aqui fundearam as velas romanas que transportaram o chumbo recolhido nas minas do Braçal.




sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Política enlatada...




Cartoon de Rodrigo, Expresso online, 19-11-2010


JORNAL ALPIARCENSE retira da lista de colaboradores daquela plataforma online, o nome da plagiadora Teresa Freitas...


- António Centeio, editor e responsável pelo "JORNAL ALPIARCENSE" - 


COLABORADORES DO JORNAL:

Anabela Melão;
António Filipe;
Carina João;
Carlos Nestal;
Capoula dos Santos;
Ilda Figueiredo;
J.J.Lima Monteiro Andrade;
Margarida Netto;
Tiago Leite;
Paulo Fonseca;
Paulo Mendes da Paz;
Pedro Miguel Gaspar;
Ramiro Marques;



- Teresa Freitas constava ontem na lista de colaboradores -

Texto e imagens in 'JORNAL ALPIARCENSE'





Notas do editor deste blogue:
1- Teresa Freitas, presidente da concelhia do Partido Socialista de Alpiarça e secretária da governadora civil de Santarém, plagiou na íntegra um texto de D. José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa, numa crónica de opinião que escreveu para o 'JORNAL ALPIARCENSE'.
Veja aqui: http://hortadozorate.blogspot.com/2010/11/teresa-freitas-batoteira-do-ps-de.html

2 - António Centeio ao retirar da lista de colaboradores o nome da plagiadora, esteve muito bem. O espaço informativo que dirige ficou com mais credibilidade, e passou a ter mais um leitor.

Partido Socialista: de recuo em recuo, até à derrota final...

PS elimina normas do OE
Juízes vão manter reforma aos 60 anos


«Afinal, a idade de reforma dos juízes e magistrados do Ministério Público não vai aumentar no próximo ano. O PS decidiu retirar da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2011 o artigo que aplicava aos juízes as regras de aposentação da generalidade dos funcionários públicos e que implicaria um aumento da idade legal da reforma dos actuais 60 para os 63 anos já em Janeiro do próximo ano.»

in Público online, 19-11-2010




Notas do Zorate:
O Partido Socialista, depois de recuar nas Férias Judiciais (que tinha sido uma medida corajosa e justa), recua agora, também, na idade de reforma dos magistrados.
Em França e Alemanha, económica e financeiramente mais folgados que Portugal, o caminho é inverso.
No Largo do Rato, em Lisboa, já se ouvem os cânticos: "de recuo em recuo, até à derrota final..."

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ele há coisas do caralho...

Afinal, mandar "prò caralho" é apenas virilidade verbal

«Ministério Público quis levar a julgamento cabo da GNR que usou expressão junto de superior, mas Relação de Lisboa ilibou-o.



Quando um cabo da GNR, irritado com o facto de não ter conseguido uma troca na escala de serviço, se dirige ao seu superior, dizendo "não dá pra trocar, então prò caralho", está a cometer um crime de insubordinação ou apenas a desabafar? Este debate percorreu o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e o Tribunal de Instrução Criminal, chegando, a 28 de Outubro deste ano, ao Tribunal da Relação de Lisboa, que encerrou o caso: o cabo não deve ser julgado, porque a expressão utilizada é um "um sinal de mera virilidade verbal".

Foi no dia 4 de Agosto de 2009 que, no gabinete do sargento da GNR que liderava um subdestacamento, o cabo solicitou uma troca de serviço com outro militar. Perante a recusa do seu superior hierárquico, tal como vem descrito no acórdão do Tribunal da Relação, o militar disse: "Não dá para trocar, então pró caralho" E de seguida: "Se participar de mim, depois logo falamos como homens."

A situação em causa evoluiu para uma acusação pelo crime de insubordinação. Segundo uma procuradora do DIAP, "a palavra 'caralho', proferida pelo arguido, na presença do seu superior hierárquico, de forma alguma, poderia constituir um mero desabafo, antes, indignado, pelo facto de o seu superior não permitir a troca de serviço, visou o arguido atingi-lo na sua honra e consideração".

"Então existe outro significado para a palavra, 'caralho' em causa, dita naquele contexto, que não seja injurioso, ofensivo, de afronta, em relação à pessoa a quem é dirigida?", questiona a mesma magistrada.

Os juízes desembargadores Calheiros da Gama e o juiz militar major-general Norberto Bernardes tiveram entendimento diferente, mantendo a decisão do juiz de instrução que decidiu não levar o arguido a julgamento.

E para fundamentar tal decisão, os desembargadores fazem uma extensa análise da expressão "prò caralho" que, no fundo, era o que estava em causa no autos. Concluíram que há contextos em que a utilização da expressão não é ofensiva, mas sim um modo de verbalizar estados de alma. Um pouco de história: "Para uns a palavra 'caralho' vem do latim caraculu que significava pequena estaca, enquanto que, para outros, este termo surge utilizado pelos portugueses nos tempos das grandes navegações para, nas artes de marinhagem, designar o topo do mastro principal das naus, ou seja, um pau grande. Certo é que, independentemente da etimologia da palavra, o povo começou a associar a palavra ao órgão sexual masculino, o pénis."

Porém, continuam os juízes, "é público e notório, pois tal resulta da experiência comum, que 'caralho' é palavra usada por alguns (muitos) para expressar, definir, explicar ou enfatizar toda uma gama de sentimentos humanos e diversos estados de ânimo. Por exemplo 'prò caralho' é usado para representar algo excessivo. Seja grande ou pequeno de mais. Serve para referenciar realidades numéricas indefinidas ('chove pra caralho'; 'o Cristiano Ronaldo joga pra caralho'; 'moras longe pra caralho'; 'o ácaro é um animal pequeno pra caralho'; 'esse filme é velho pra caralho')".

Mas há mais jurisprudência sobre a matéria: "Para alguns, tal como no Norte de Portugal com a expressão popular de espanto, impaciência ou irritação 'carago', não há nada a que não se possa juntar um 'caralho', funcionando este como verdadeira muleta oratória."

Tendo presente tais considerações, mais o facto de se ter dado como assente que o cabo e o sargento - apesar da distância hierárquica - manterem uma relação de proximidade, sem muitas regras formais, a Relação de Lisboa decidiu não levar o militar a julgamento pelo crime de insubordinação.»


in DN online, 18-11-2010

Andrea Bocelli - Besame Mucho (2006)...



A CIA não dorme...



«Estocolmo, 18 nov (Lusa) - O ministério público sueco emitiu hoje um mandado de captura contra o fundador do site WikiLeaks especializado na publicação de documentos confidenciais, Julian Assange, por suspeita de violação e agressão sexual.

"Pedi ao tribunal de Estocolmo para prender Assange por suspeitas de violação e agressão sexual", segundo um comunicado da procuradora encarregue do dossier, Marianne Ny.

"A razão desta decisão é porque precisamos de o interrogar", adiantou Ny, também diretora do departamento do ministério público encarregue de crimes sexuais.»


Texto Lusa, 18-11-2010
Imagens in Google


Teresa Freitas, a Batoteira do PS de Alpiarça, ao serviço da governadora civil de Santarém...

«Dirigente socialista plagia cardeal patriarca

A presidente da concelhia socialista de Alpiarça e secretária da governadora civil de Santarém, Teresa Freitas, plagiou na íntegra um texto de D. José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa, numa crónica de opinião que escreveu para um jornal regional.

Teresa Freitas coloca ainda no seu artigo outros textos do professor catedrático Adriano Moreira e da jornalista Teresa de Sousa. Na verdade, dos 10 parágrafos que compõem a crónica apenas um - o último -, ao que tudo indica, é da dirigente do Partido Socialista. De resto, até o próprio título "Portugal - Pensar o Futuro" é plagiado de um conjunto de conferências quase com uma década.

Publicado no "Jornal Alpiarcense", dando início àquilo que a direcção deste órgão de comunicação apelidou de colaboração com "textos exclusivos", o artigo pauta-se por uma sintaxe e discurso confusos, sem nexo, com os vários textos plagiados colados por uma linguagem coloquial.

Os três primeiros parágrafos pertencem a D. José Policarpo, proferidos durante os encontros de várias personalidades portuguesas sobre o estado do país. Os cinco seguintes são conclusões de Teresa de Sousa sobre o diagnóstico da situação nacional, pronunciando-se sobre a "fraqueza das elites" e o "esgotamento do modelo de desenvolvimento do país". Por fim, o penúltimo parágrafo, o maior de todos, é de Adriano Moreira, que versa sobre a "soberania de serviço".

O artigo incentiva os portugueses a "contribuir com ideias construtivas e inovadoras". Nomeada pela governadora civil Sónia Sanfona e licenciada em Ciências Políticas, Teresa Freitas termina o seu texto com um "é preciso que todos ajudem contribuindo para a construção de um futuro melhor".

Apesar de contactada pelo JN, ontem, a líder do PS de Alpiarça não esteve disponível para qualquer esclarecimento. O Patriarcado de Lisboa considerou "lamentável" o plágio, não se pronunciando mais sobre o acto da socialista. Tanto Adriano Moreira como Teresa de Sousa, confrontados com os factos, não quiseram comentar o episódio alegando desconhecer o texto em causa na íntegra.»


in Jornal de Notícias online, 18-11-2010



- Teresa Freitas -

«Portugal, Pensar o Futuro


Por: Teresa Freitas *

Pensar o futuro é uma exigência de todas as pessoas que querem estar com profundidade na construção da história do momento presente.

Sinto que hoje, pelo desafio que se põe ao mundo, e diante destes cenários que temos vivido e que são densos, estamos perante um dilema: a historia é conduzida pelo homem ou o homem é conduzido e, portanto, inevitavelmente condicionado pela historia.

Todos aqueles que têm a função e o gosto dum discernimento, que são capazes, ou não, de marcar o ritmo da história que estão a viver e que querem construir um futuro melhor, têm de contribuir com ideias construtivas e inovadoras.

Existe neste momento uma ideia da fraqueza das elites nacionais, entendida sobretudo numa dimensão intelectual, mas também integrando as elites políticas, dificuldade de pensar o país num contexto internacional e social muitíssimo mais complexo e mais exigente.

A ideia que nos surge hoje é a de um modelo de desenvolvimento que está esgotado, há que encontrar outros factores de competitividade, outra exigência a nível interno, no sentido de contarmos mais com as nossas próprias forças e não com o desenvolvimento subsidiado que temos tido até agora.

Temos também que analisar, e torna - se fundamental a compreensão do lugar da política hoje, naturalmente, a mediatização integral da vida política, que traz desafios novos ao nível da decisão e da acção política, para os quais ainda não foi encontrada resposta.

Posso assim ressaltar duas preocupações que nos surgem neste momento: a incapacidade de fazer reformas e a tentação do populismo.

Desta forma a ideia que quero partilhar convosco, é que a exigência e a responsabilidade têm de estar presente nas numerosas reflexões que devem ser feitas, pois se um país se encontra em dificuldades consegue encontrar forças para recuperar, pois tem tudo para conseguir, temos de ter essa esperança.

É verdade que o pessimismo existe, mas ele poderá ser minorado se fizermos uma leitura mais atenta do que se está a passar, valorizando a sociedade civil, necessidade de aceitar uma soberania participada ou soberania de serviço, pois só teremos uma sociedade de confiança quando o Estado prestar um serviço de confiança à sociedade civil.

Assim, não basta pensar o futuro, é preciso que todos ajudem contribuindo para a construção de um futuro melhor.

*Teresa Freitas, é Licenciada em Ciências Politicas e Presidente da Concelhia de Alpiarça do PS;


NR: Com a publicação desta crónica, Teresa Freitas começa a colaborar periodicamente com "textos exclusivos" para este jornal.»


Publicado na segunda-feira, 8 de Novembro de 2010

in Jornal Alpiarcense online



Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.