Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jiazhou, China: inaugurada a maior ponte do Mundo sobre o mar

Foi inaugurada na China a maior ponte do Mundo sobre o mar. Tem 36,48 quilómetros, custou cerca de 1500 milhões de euros e fica situada na cidade de Qingdao.



A ponte levou quatro anos a ser construída e faz a ligação entre a cidade e os subúrbios de Huangdao, na baía de Jiazhou, diminuindo a distância entre as cidades em cerca de 30 minutos.


Aqui fica situado um dos principais portos da China e a sede das provas olímpicas.



Note-se que, recentemente, foi também inaugurada na China a maior linha de alta velocidade, que liga Pequim a Xangai ao longo de 164,8 quilómetros.




Um outro recorde recente batido pelos chineses é o do maior gasoduto do Mundo, com 8700 quilómetros. É o segundo gasoduto de gás natural na Ásia Central.



Curiosamente, todos estes recordes coincidem com o 90.º aniversário do Partido Comunista chinês.




Texto in JN online, 30-6-2011
Imagens in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.