Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Depois da queda dos ditadores Mubarak e Kadhafi, José Eduardo dos Santos será o senhor que se segue?


«Dezenas de jovens começaram a manifestar-se ao princípio da tarde deste sábado junto à Praça da Independência, em Luanda, numa acção que provocou uma resposta musculada da Polícia, com recurso a cães e agentes a cavalo.




A acção policial está a ser reforçada por civis que se aproximam dos manifestantes, auxiliando a Polícia para tentar impedir o avanço da manifestação.

Iuri Mendes, ligado à organização da manifestação deste sábado, disse à Agência Lusa que "foram feitas detenções", embora desconheça o seu número exacto, acrescentando que haverá pelo menos três feridos.

Mendes contesta a actuação da polícia, que "desrespeita o direito de manifestação consagrado na Constituição angolana": "Em vez de proteger, (a Polícia) desrespeita os direitos humanos."

A Agência Lusa informou ter tentado obter um comentário dos oficiais da Polícia presentes no local, que se escusaram a prestar declarações, alegando estar em curso a operação de controlo da manifestação.

Antes da carga policial os manifestantes gritavam "a Polícia é do povo, não é do MPLA" (partido no poder).

Entre os manifestantes está o "rapper" Brigadeiro Mata Frakuz, que já participou em protestos anteriores.

Um dos feridos é um jovem chamado Adolfo, que tinha sido detido numa manifestação a 3 de Setembro.

Antes do início da manifestação, Sampaio Liberdade, do Movimento Revolucionário Estudantil, dissera à Lusa esperar duas a três mil pessoas no protesto deste sábado.

O movimento de jovens já promoveu desde o início do ano cinco manifestações de contestação ao regime do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, com participações que têm rondado as 500 pessoas.

A 3 de Stembro uma manifestação organizada pelo movimento de jovens terminou com a detenção de 21 manifestantes, 18 dos quais foram julgados e condenados a penas de prisão entre um mês e 90 dias, por ofensas corporais à polícia e danos materiais.

Sampaio Liberdade garantiu que as manifestações são pacíficas e que têm vindo a fazer um trabalho de "consciencialização" dos participantes para que "tudo seja feito" para "evitar a violência".

Na organização da manifestação, participam além do Movimento Revolucionário Estudantil, mais amplo, dois movimentos de jovens de carácter local.»



Texto in JN online, 03-12-2011
Imagem de José Eduardo dos Santos in Google
Título do post de Zorate 

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.