Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O dia 1 de Dezembro de 1640 valeu a pena?


Comemora-se hoje neste jardim à beira-mar plantado o dia da Restauração da Independência.

No dia 1 de Dezembro de 1640, os 'Quarenta Conjurados' puseram fim a um regime de 60 anos, período em que a capital do império era em Madrid, e Portugal foi governado como uma província espanhola.

Valeu a pena?

No território designado por Portugal os cidadãos têm uma vida com mais qualidade?

São mais Felizes?

Têm um melhor sistema de Saúde?

São mais Íntegros?

A Educação é superior?

São mais Livres?

Os Salários e as Reformas são melhores?

A Alma dos espanhóis é mais pequena?

Lembro-me que quando eu era miúdo, na escola Primária, professores e professoras orgulhosamente me dizerem mais ou menos isto: "Portugal existe graças à coragem de D. Afonso Henriques que declarou guerra à sua mãe D. Teresa, e assim fez de um Condado um País independente!"

Eu tinha 6 ou 7 anos, e aquela história de considerarem herói um gajo que declarou guerra à sua própria mãe, foi coisa que nunca me entrou bem na cabeça.

Ainda hoje acho que há na história de Portugal qualquer coisa que nos lixou.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.