Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (AJoão)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

NASA mostra noite na Península Ibérica


Diferentes áreas metropolitanas de Portugal e Espanha são visíveis numa imagem publicada pela agência espacial norte-americana NASA, na passada segunda-feira, no site do Observatório Terrestre, na categoria de "Imagem do dia".


 


Sem nebulosidade, a iluminação nocturna destaca a distribuição populacional, sendo as zonas mais ocupadas as mais brilhantes da imagem, tais como Lisboa e Madrid.

A foto, tirada a quatro de Dezembro, pode ainda servir para uma análise geográfica do território, onde se observa claramente a despovoação no interior de Portugal.

A agência norte-americana partilhou, também, na página oficial que pretende partilhar com o público, imagens, histórias e descobertas sobre o clima e meio ambiente, baseadas nas investigações.

Para além da Península Ibérica, na imagem é possível observar o estreito de Gibraltar, França e o norte de África.



in JN online, 27-12-2011

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em auto-construção há 59 anos.