Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 29 de outubro de 2023

Camas Box de antigamente no norte da Europa



Durante os invernos frios da Europa do Norte, as casas eram difíceis de aquecer.
Foi então que algum criativo artesão decidiu construir camas, quase como um armário, para se refugiar do frio da noite quando os últimos brasões do fogo da família se apagavam.
Verdadeiros trabalhos de marcenaria eram estas camas de um ou dois compartimentos que, desde o século XVI, protegiam do gelo da noite os não claustrofóbicos europeus.
A cama box, originada no período medieval tardio, apareceu de várias formas em toda a Europa, há exemplos na: Escócia, Inglaterra, Gales Áustria, Países Baixos e Escandinávia.
Em alguns lugares foram usados até bem no início do século XX, o que faz sentido quando se considera os invernos frios europeus e as casas onde o único calor provinha de um fogo de lenha.

 


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.