Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 17 de julho de 2024

D. MARIA DAS NEVES DE BRAGANÇA



 

Sua Alteza a Infanta D. Maria das Neves de Bragança 1852-1941, era filha do ex-rei de Portugal, D. Miguel de Bragança 1802-1866, que reinou em Portugal de 1828 a 1834, com o cognome de Miguel I de Portugal “O Tradicionalista”, e de, Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg 1831-1909, Princesa de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.
Quando D. Maria das Neves nasceu seu pai já estava exilado na Áustria e nem ele nem seus filhos poderiam ostentar os títulos de Infantes de Portugal, e, de acordo com a constituição vigente no reino de Portugal, tanto ele quanto seus descendentes estavam excluídos da linha sucessória do reino.
Por via paterna era neta de D. João VI de Portugal e I do Brasil e de sua consorte a rainha Carlota Joaquina, sobrinha de D. Pedro I do Brasil e prima direta de D. Pedro II do Brasil e D. Maria II de Portugal.
Por via materna ela era neta de Constantino de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg e da princesa Inês de Hohenlohe-Langenburg, príncipes do pequeno principado de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.
Casou-se em Kleinheubach, em 26 de abril de 1871, com o Afonso Carlos de Bourbon, Duque de São Jaime, o pretendente carlista ao trono espanhol (como Afonso Carlos I) e pretendente legitimista ao trono francês (como Carlos XII), filho de João, Conde de Montizón, e da arquiduquesa Maria Beatriz de Áustria-Este.
O casal teve apenas um filho, mas este morreu logo poucas horas após o nascimento.
D. Maria das Neves de Bragança morreu em Viena, em 14 de fevereiro de 1941, aos 88 anos de idade.
Os seus restos mortais jazem na cripta do Castelo Puchheim, em Attnang-Puchheim, na Alta Áustria.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.