Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 9 de julho de 2024

FAZ HOJE 44 ANOS QUE VINÍCIUS DE MORAES NOS DEIXOU AOS 66 ANOS



 

Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 – Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980), mais conhecido como Vinícius de Moraes, foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia o apelido "Poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos.
Conhecido como um boémio inveterado, fumador e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador.
O Poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respetivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gessy Gesse, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.
A sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música.
Ainda assim, sempre considerou que a poesia foi sua primeira e maior vocação, e que toda sua atividade artística deriva do fato de ser poeta.
No campo musical, o Poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.


PELA LUZ DOS OLHOS TEUS

Quando a luz dos olhos meusE a luz dos olhos teusResolvem se encontrar,Ai que bom que isso é meu Deus,Que frio que me dá o encontro desse olhar.Mas se a luz dos olhos teusResiste aos olhos meus só pra me provocar,Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar.Meu amor, juro por Deus,Que a luz dos olhos meus já não pode esperar,Quero a luz dos olhos meusNa luz dos olhos teus sem mais lará-lará.Pela luz dos olhos teusEu acho, meu amor, que só se pode acharQue a luz dos olhos meus precisa se casar.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.