Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 16 de agosto de 2008

Hoje é dia de eclipse parcial da Lua...


"Tem início às 20h36 e atinge o auge às 22h15. O eclipse parcial da Lua vai poder ser visto a partir de vários pontos do país e os especialistas dão uma ajuda. Por exemplo, em Lisboa, pode fazer a observação no Museu da Ciência gratuitamente.
Há duas semanas, Portugal não pôde ver o eclipse do Sol. Mas hoje, pouco depois das 20h00, os portugueses vão poder ver a Lua a ‘esconder-se’, ficando 80% na sombra projectada pela Terra.

Os lisboetas podem assistir ao fenómeno no Museu da Ciência, na Universidade de Lisboa, à vista desarmada, com binóculos e telescópios, podendo registar o momento em fotografia.

Antes disso, os curiosos podem ainda assistir a uma sessão de planetário, pelas 18h00, que explica os fenómenos dos eclipses.

«Durante a fase máxima do fenómeno vai continuar a ver-se uma pequena parte da Lua, com o aspecto de uma bananinha branca em cima» , explicou ao Diário de Notícias o astrónomo Máximo Ferreira, que orienta hoje as actividades no Museu de Ciência, na Rua da Escola Politécnica.

O satélite natural da Terra vai assim tornar-se uma vez mais uma bola avermelhada no céu (embora com a tal pequena zona branca). Estes eclipses, como é o caso deste, acontecem sempre em noites de Lua cheia e sempre duas semanas depois de ocorrer um eclipse do Sol."
in SOL online, 16-8-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.