Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Níveis elevados de ácido úrico podem levar à hipertensão...


"Níveis elevados de ácido úrico no sangue podem estar ligados à hipertensão, revela um estudo envolvendo jovens que foi publicado terça-feira nos Estados Unidos.
«Se se reduzir o ácido úrico, em certos doentes, é possível baixar a tensão arterial», explicou Daniel Feig, Professor de Pediatria na Faculdade de Medicina Baylor, no Estado norte-americano de Huston.

O ácido úrico é um desperdício encontrado na urina que resulta do metabolismo dos alimentos, sendo produzido sobretudo pelo fígado e rins.

Em excesso, a substância pode provocar a gota devido à acumulação de cristais do ácido nas articulações.

No estudo, Daniel Fraig e a sua equipa trataram com alopurinol adolescentes com hipertensão e com taxas elevadas de ácido úrico no sangue.

O medicamento, que reduz as concentrações de ácido úrico, é usado no tratamento da gota e dos cálculos renais.

Na investigação, os cientistas trataram metade do grupo de 30 adolescentes com alopurinol duas vezes por dia, durante um mês. A outra metade tomou, no mesmo período, uma substância neutra, sem qualquer efeito farmacológico.

Após uma pausa de duas semanas, os dois grupos trocaram os tratamentos.

O estudo, publicado na Revista da Associação Médica Americana, concluiu que o alopurinol diminuiu os níveis de ácido úrico e a tensão arterial em 20 dos 30 jovens tratados com este medicamento.

Em contraposição, apenas um por cento dos adolescentes revelou a tensão arterial normal depois de ingerir a substância neutra.

Estudos anteriores em ratos já tinham demonstrado que altos níveis de ácido úrico podem estar associados ao desenvolvimento da hipertensão."
in SOL online, 27-8-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.