Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Debate político de elevado nível intelectual: o "filho do outro" e o "filho da puta"...

«Discussão entre blogues de apoio ao PS e ao PSD acaba em ofensas. Candidato a deputado envolvido na polémica.

Uma análise política, uma resposta irónica, um insulto. O debate entre os blogues de apoio ao PS e ao PSD para as eleições legislativas entrou este fim-de-semana no campo da ofensa pessoal. "O João Gonçalves é um filho da puta", escreveu o blogger do SIMplex e candidato a deputado independente pelo PS nas listas de Santarém, João Galamba, em reacção a um texto publicado no blogue Jamais. "Foi uma reacção a quente. Mas assumo o insulto, que não foi gratuito: o post do João Gonçalves foi inaceitável e não era debate político", explicou Galamba ao i.

Tudo começou com uma crítica a Manuela Ferreira Leite. Às 12h00 de domingo, o apoiante do PS e blogger do SIMplex, João Constâncio, publicou um texto sobre a reacção da presidente do PSD ao crescimento de 0,3% no PIB português. "Como MFL não disse nada na quinta-feira, concluí que tinha ficado mesmo sem discurso. Só lhe restava a ideia de que Sócrates é um aldrabão", escrevia Constâncio. Três horas depois, no blogue Jamais, de apoio ao PSD, o blogger João Gonçalves ripostava: "Este é filho do outro. Expele exactamente o mesmo estilo de flatulência política do papá", escreveu, numa alusão ao facto de João Constâncio ser filho do governador do Banco de Portugal e antigo secretário-geral do PS, Vítor Constâncio. A resposta no SIMplex surgiu ao final da tarde: "Um pode ser 'filho do outro'. Mas o João Gonçalves é um filho da puta", escreveu Galamba.

No dia seguinte à publicação do insulto, João Galamba assumiu ao i que "não deveria ter escrito aquilo num blogue de apoio ao PS". Mas resiste à ideia de arrependimento. "O post que motivou a minha reacção foi escrito sob a capa do debate político. Mas aquilo era, no fundo, um enxovalho e um insulto a uma pessoa de quem sou amigo", defende.

Embora lamente o incidente, João Galamba não aceita "que se tirem ilações precipitadas" do sucedido. Porque, diz, "o registo do debate entre o SIMplex e o Jamais não tem sido este". E também rejeita a ideia de o seu insulto assumir contornos mais graves devido à sua condição de candidato a deputado. "Quem me conhece sabe que não é um tipo de coisa que faça. Foi uma reacção a quente que não se repetirá", garante, relativizando o impacto do insulto que deixou no SIMplex. "Um blogue não é um jornal e muito menos o Parlamento."

Ideia diferente tem o alvo do insulto, o blogger João Gonçalves. "Parece-me desagradável que um candidato a deputado use este tipo de linguagem carroceira", aponta. Mas sobre as causas do incidente, diz que "não há comentários a fazer: as coisas falam por si". O apoiante do PSD limita-se, por isso, a recusar a ideia de ter sido insultuoso: "Se dissesse que ele era filho de pai incógnito é que era grave. Limitei-me a fazer uma crítica política sem intuito de ofensa, relacionada com uma figura pública como é o Sr. Vítor Constâncio", garante. »


in "i" online, 19-8-2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Zorate
Tens um Blogue muito interessante e esta noticia revela a Politica no seu pior..

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.