Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 10 de outubro de 2010

China prende Liu Xia, mulher do Nobel da Paz Liu Xiaobo...

A mulher de Liu Xiaobo, o vencedor do Nobel da Paz 2010, está em prisão domiciliária na sua casa em Pequim depois de ter visitado o marido na cadeia para o informar do galardão, divulgou hoje a France Presse.

- Liu Xia -

Liu Xia “está actualmente em prisão domiciliária no seu apartamento em Pequim”, disse à agência francesa Beth Schanke, porta-voz da Freedom Now.

Segundo a organização americana de defesa dos direitos do homem, Liu Xia não pode receber a visita de familiares ou amigos e dos meios de comunicação social e está ainda impedida de usar o telemóvel.

Liu Xia visitou hoje o marido na prisão, num encontro em que o dissidente chinês disse, em lágrimas, que dedica o prémio às vítimas do massacre de Tiananmen.

Liu Xiaobo, condenado há cerca de um ano por actividades consideradas “subversivas” cumpre uma pena de onze anos de prisão, na terceira detenção do dissidente desde a sangrenta repressão do movimento pró-democracia da Praça Tiananmen, em junho de 1989.

A atribuição do Nobel da Paz 2010 foi largamente ignorada pelos órgãos de informação chineses, a agência noticiosa oficial limitou-se a difundir o protesto do governo contra a decisão do Comité Nobel norueguês, que considerou “contrária aos objectivos do galardão”.

Liu Xiaobo foi escolhido “pela sua longa e não violenta luta pelos direitos humanos básicos na China”, disse o Comité Nobel Norueguês.

- Liu Xiaobo -

Texto in Destak online, 10-10-2010
Imagens in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.