Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Com o gentil patrocínio de Sócrates, Jerónimo e Louçã


Direita com maioria absoluta

O PSP e o CDS elegem, em conjunto, entre 115 e 130 deputados, garantindo assim a maioria absoluta ou, na pior das hipóteses, um empate parlamentar (115-115), de acordo com a sondagem feita pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), nos dias 28 e 29 de Maio, para o DN, o JN, a RTP e a Antena 1.



O PSD mantém os mesmos 36% do anterior barómetro, o que lhe pode valer entre 95 e 106 deputados, mas o PS, que estava empatado, desce agora para 31%, podendo eleger apenas entre 78 e 88 deputados. O CDS sobe de 10% para 11% (20 a 24 deputados),desfazendo o anterior empate técnico com o PCP/PEV (a margem de erro é de 1,6%), que cai de 9% para 8% (14 a 16 deputados) e vê aproximar-se o BE, que sobe de 6% para 7% (10 a 14 deputados).

Nesta sondagem, os indecisos caiem de 28% para 12% e os que recusam responder de 8% para 2%. Mas estas mudanças também se verificam porque foi alterado o método da sondagem, deixando de ser por resposta oral e passando a ser através de voto em urna (normalmente, muito mais próximo da verdadeira intenção do que quando os inquiridos respondem a uma pergunta), o que não só explica a queda drástica de indecisos e de recusas, mas também pode ter alterado a comparação perfeita com os resultados dos barómetros anteriores.


Texto e gráfico in DN online, 01-6-2011
Título do post de Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.