Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara de Alfândega da Fé afasta professor acusado de pedofilia em Alijó


«Um professor de música do primeiro ciclo de Alfândega da Fé foi hoje afastado do lugar por imposição dos pais que recusam o contacto com as crianças depois da notícia de que o docente estará acusado de pedofilia.

"A partir de amanhã vai ser substituído por outro professor", disse à Lusa a presidente da Câmara, Berta Nunes, a responsável pelas atividades extra curriculares, ao abrigo das quais o docente dava aulas de música ao primeiro ciclo.

De acordo com a autarca, o professor foi também rejeitado no grupo de música ORFF, uma atividade da responsabilidade da associação de pais que decidiu suspender o grupo depois das notícias sobre o professor que acompanhava as crianças e jovens.

O professor de música reside em Mirandela e estará acusado pelo Ministério Público de alegados abusos sexuais sobre cinco alunas, com idades de nove e dez anos, de uma outra escola onde deu aulas no ano letivo de 2008/2009, no concelho de Alijó, Distrito de Vila Real, segundo noticiou recentemente o "Jornal de Notícias".

 

"Na câmara, fomos completamente apanhados de surpresa"


O docente acompanha os alunos de Alfândega da Fé desde o anterior ano letivo e, segundo a presidente da Câmara, "nunca houve uma queixa".

"Na câmara, fomos completamente apanhados de surpresa", disse a autarca que entendeu que "a obrigação da câmara era ouvir os pais, até porque podia criar-se uma situação insustentável que era o professor estar a dar aulas e não ter alunos".

A autarca ouviu hoje os pais e decidiu acatar a decisão de não quererem que o professor de música continue a dar aulas.

A colocação de professores nas Actividades Extra Curriculares das Escolas é feita por um concurso diferente do concurso nacional de colocação de docentes e são as autarquias que pagam aos professores destas atividades, sendo depois reembolsadas pelo Ministério da Educação, segundo explicou a autarca.»

in Expresso online, 27-10-2011


Notas do Zorate:
Berta Nunes, presidente da Câmara de Alfandega da Fé, possivelmente não é mãe.
Se fosse, não seria preciso esperar pela reação dos pais, para afastar das crianças este professor.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.