Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O tirano Muammar Kadafi está morto. Paz à sua alma

.




«Muammar Kadafi foi capturado esta quinta-feira, em Sirte, o último reduto do ditador. Segundo fonte do novo Governo líbio, ficou ferido e acabou por morrer a caminho do hospital. NATO e EUA não confirmam oficialmente a morte do ex-dirigente.

O chefe militar do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Bel Haj, confirmou à televisão árabe Aljazeera a morte Muammar Kadafi. Uma informação suportada, também, pelo ministro da Informação do novo Governo líbio,Mahmoud Shammam.

Muammar Kadafi não resistiu aos ferimentos que sofreu quando foi capturado, esta madrugada, e morreu a caminho do hospital. Mohamed Abdel Kafi, um dirigente do CNT, disse que o corpo de kadafi vai ser levado para um local secreto, por razões de segurança.

"Foi capturado. Está ferido em ambas as pernas e foi levado de ambulância para o hospital", disse à Reuters o comandante Mohamed Leith, do CNT, ao fim desta manhã (hora portuguesa). Cerca de meia-hora depois, a Reuters avançou com a notícia da morte de Kadafi.

"Foi também ferido na cabeça. Houve uma troca de tiros muito forte contra o grupo e ele acabou por morrer", disse Abdel Majid Mlegta, do CNT, em declarações à agência Reuters.

Um outro oficial do Conselho Nacional de Transição confirmou que o ex-líder foi capturado quando tentava deixar Sirte num coluna militar que foi bombardeada por aviões da NATO.

A NATO admitiu, segundo a BBC, que os aviões da Aliança atingiram dois veículos militares pro-Kadafi nos arredores de Sirte, mas disse que "ainda vai demorar tempo" a confirmar a morte de Kadafi.

Os EUA também não confirmam a morte do ex-líder líbio e, fonte do Departamento de Estado, disse que está a "analisar relatórios" que dão conta da captura do antigo dirigente.

"As informações divulgadas pelos lacaios da NATO sobre a captura ou a morte do irmão e dirigente Muammar Kadafi não têm fundamento", disse a televisão al-libya, leal ao antigo líder líbio. "Não passam de rumores e não é a primeira vez que recorrem a esse tipo de desinformação", acrescentam.

Segundo um jornalista da AFP, no terreno, o antigo chefe dos Serviços Secretos e da Administração Interna, Mansour Daou, foi também ferido e capturado.


O ministro da Defesa do antigo regime, Aboubakr Younès Jaber, foi também morto, esta quinta-feira de manhã, em Sirte. Segundo um médico citado pela AFP, Abdou Raouf, "o corpo de Aboubakr Younès Jaber foi identificado" entre os cadáveres que foram levados, numa carrinha, para o hospital de campanha de Sirte.

O anúncio da captura de Muammar Kadafi foi feito cerca de uma hora depois da tomada de Sirte, o último reduto dos leais ao antigo líder líbio, deposto pelas tropas rebeldes a 23 de Agosto, após 42 anos no poder.

"Sirte foi libertada. Não há mais forças de Kadafi aqui", disse o coronel Yunus al Abdali, chefe das operações militares na parte oeste da cidade. "Estamos a seguir os guerrilheiros que estão a tentar fugir", acrescentou, pouco depois de anunciar a tomada da cidade, ainda antes de ser conhecida a captura de Kadafi.

Com a tomada de Sirte, o CNT pode começar a forjar o novo sistema democrático, cujo arranque ficou prometido para depois da conquista da cidade-natal do ex-líder Líbio.

Centenas de rebeldes juntaram-se nas ruas de Sirte a gritar "Allahu Akbar" (Deus é grande), a disparar armas para o ar e dançar. "É o melhor dia da minha vida. A cidade está livre dos criminosos de Kadafi", disse um combatente, Al Sharash Thawban, de 65 anos.

"A Líbia está livre, de Este a Oeste", chorava um jovem militar, natural de Tripoli, ouvido pela agência Reuters. "Espero ir para casa agora, Quero ver a minha mãe", disse Malik Al Gantri.»



in JN online, 20-10-2011
Título do post de Zorate 

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.