Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

BOBADELA, Loures




Bobadela é uma vila portuguesa que foi sede da extinta Freguesia da Bobadela do Município de Loures, freguesia que tinha 8 839 habitantes em 2011.
A Freguesia da Bobadela foi extinta em 2013, tendo sido agregada às Freguesias de Santa Iria de Azoia e de São João da Talha para criar a nova União das Freguesias de Santa Iria de Azoia, São João da Talha e Bobadela.
Embora a freguesia da Bobadela seja de criação recente (separou-se em Agosto de 1989 da freguesia de São João da Talha), o topónimo reflete uma origem antiga: parece provir do árabe budel, que significa «porta franca» (subentenda-se, uma porta de acesso a Lisboa, através da ponte sobre o Trancão), ou mais provavelmente do nome Abu 'Abd Allah (em árabe, «filho do servo de Deus»).
Aqui passou algumas temporadas O rei D. Manuel I, aquando de surtos periódicos de peste negra ocorridos na capital durante o seu reinado, sendo na altura esta terra conhecida pela pureza das suas águas, consideradas medicinais.
A Bobadela conheceu um elevado desenvolvimento económico durante o século XX, a que se associou um grande crescimento demográfico.
Isso viria a conduzir à criação da paróquia eclesiástica em 1985, da freguesia civil em 25 de Agosto de 1989 e da elevação da sua sede, a povoação de Bobadela, ao estatuto de vila em 4 de Junho de 1997.
(Fonte: Wikipédia)





 

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é o blogue pessoal de Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo em autoconstrução desde 1958.