Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Os concheiros de Muge







(Carlos Ribeiro)


"Os concheiros de Muge (concheiro Cabeço da Arruda; Moita do Sebastião e Cabeço da Amoreira), são uma das mais importantes estações arqueológicas da pré-história portuguesa. As maiores colecções de esqueletos do período mesolítico na Europa, são as dos concheiros de Muge.
Os concheiros de Muge, foram descobertos em 1863 por Carlos Ribeiro, a quem muitos denominam como o "Pai" da arqueologia portuguesa. Podemos designar os concheiros como "colinas artificiais" onde se estabeleceram sazonalmente várias comunidades de caçadores-recolectores, que faziam da apanha de moluscos uma das suas principais actividades, e em termos históricos reportam-nos para o período do mesolítico."


in Região de Turismo do Ribatejo

1 comentário:

Anónimo disse...

Zorate
Fiquei muito feliz ao ler este teu comentario eu trabalho no local onde estão depositados os Concheiros de Muge o Carlos Ribeiro trabalhou nesta casa alias foi um dos fundadores deste Museu unico o Museu dos Museus...
Não sabia que te interessavas pela area..
Bj
Vai ver o meu novo sitio.

http://meurefugio-kyky.blogspot.com

Bj
Vonita

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.