Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 8 de novembro de 2009

Sócrates não pode escolher a família, mas pode escolher os amigos...

Estou convencido que José Sócrates não está envolvido em actos de corrupção no chamado caso Freeport.
Os factos são antigos, e se José Sócrates estivesse ligado á coisa, a sua carreira politica há muito que teria ido por água abaixo.
Sinto-me inclinado a acreditar na tese de que alguém, nomeadamente o seu primo Hugo Monteiro, se terá servido do nome do primeiro-ministro, para sacar aos ingleses os tais milhões que se falam, sem que isso tenha envolvido José Sócrates directa ou indirectamente.
Neste caso, na minha modesta opinião, o azar de Sócrates consiste em ter, eventualmente, na sua família, pessoas que não são gente de bem. Acontece. Família boa ou má, tem-se, não se escolhe.
Estou convencido que as faladas escutas que envolvem Armando Vara e José Sócrates, não irão revelar qualquer ilícito criminal do nosso primeiro-ministro, mas...
Fui militante do PS vinte e tal anos. Conheço Vara e Sócrates. Ambos, juntamente com António José Seguro, António Costa, José Lamego - para só citar alguns - fazem parte de uma geração de quadros do PS cuja ascensão foi galopante nos anos 90, nomeadamente depois de Guterres ganhar a Jorge Sampaio a direcção do partido.
Quem conhece Armando Vara - eu conheço, e Sócrates conhece bem - sabe que se trata de alguém com uma ambição desmedida. O seu percurso, apesar de algum mérito ter, está repleto de promiscuidades. A famigerada Fundação para a Prevenção e Segurança, que ficou conhecida como Fundação "Vara-Patrão", é um dos maus exemplos do seu percurso politico.
Sócrates pode telefonar a um amigo? Pode.
Só há aqui um pequeno detalhe: os amigos (ao contrário da família), podem e devem ser escolhidos...
Alberto João

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde
Desde á muito tempo muito mesmo que não lia nada da tua parte.Este teu artigo está muito bem escrito e eu partilho da tua opinião...

Anónimo disse...

Boa tarde
Desde á muito tempo muito mesmo que não lia nada da tua parte.Este teu artigo está muito bem escrito e eu partilho da tua opinião...

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.