Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 4 de junho de 2011

Sindicato dos Intocáveis pondera processar Marinho Pinto


«Associação sindical diz que o bastonário dos advogados violou o dever de reserva ao comentar o caso de agressão entre jovens.


- Marinho Pinto -


A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) está a ponderar apresentar uma participação disciplinar contra Marinho Pinto, na Ordem dos Advogados.

Em causa estão as declarações que o bastonário dos advogados tem feito na comunicação social sobre o caso da adolescente de 13 anos agredida por jovens de 16 e 18, que foram presos preventivamente.

A decisão de aplicar a prisão preventiva coube ao juiz de instrução Carlos Alexandre – que acompanhou, aliás, o pedido nesse sentido feito pelo Ministério Público. «Isto é um sistema judicial da Idade Média», disse Marinho Pinto, acrescentando: «A agressão foi até repugnante pelo facto de haver quem estivesse a rir. Mas a prisão preventiva foi excessiva. Só foram presos porque foram filmados e são pobres».

Para o presidente da ASJP, António Martins, é claro que o bastonário dos advogados «violou mais uma vez os estatutos da Ordem, nomeadamente o direito de reserva, previsto no artigo 88.º» do respectivo estatuto – disse o juiz ao SOL.

O presidente da ASJP desconhece que o próprio juiz Carlos Alexandre, segundo fontes contactadas pelo SOL, possa apresentar uma queixa-crime contra o bastonário. Mas garante que, se o magistrado o fizer, «a direcção nacional da ASJP ponderará apoiá-lo, tal como já fez no passado em relação a outros colegas em situações semelhantes».

A decisão depende, para já, do que vier a ser deliberado na reunião nacional da associação sindical, marcada para o próximo dia 17.

Conselho Superior da Ordem não comenta

O SOL tentou obter um comentário sobre este assunto do presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados – o órgão de disciplina e deontologia da classe. Questionado sobre se este órgão pretende suscitar procedimento disciplinar contra o bastonário pela tomada da posição pública sobre o caso, Óscar Ferreira Gomes não quis fazer qualquer comentário.»


in SOL online, 04-6-2011
Título do post de Zorate


Notas do Zorate:
Marinho Pinto ficará na história como um dos homens que mais se bateu por uma verdadeira Justiça em Portugal.
Se na magistratura portuguesa existissem muitos 'Marinhos Pintos', acredito que a Justiça não estava neste lamaçal.
A existência de um Sindicato que representa elementos que são um dos órgãos de soberania, é uma das aberrações que ajuda a perceber esta desgraçada Justiça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando os Advogados se representam por uma pessoa como o Dr. Marinho Pinto, a situação em que se encontra a Justiça em Portugal fica automaticamente explicada.
O Dr. Marinho Pinto seria mais coerente se fosse para Juiz, cargo onde poderia aplicar as suas teses sobre Justiça, em vez de andar permanentemente a criticar quem não é responsável pela produção das Leis que nos governam, mas apenas pela sua gestão...
Melhor ainda: o Dr. Marinho Pinto devia ser obrigado a dar guarida, na sua casa, junto da sua família, aos meninos e meninas que veio defender. Essa solução seria sujeita a duas condições: o Dr. Marinho Pinto passava a ser co-responsável daqui para a frente pelos actos praticados por aqueles cidadãos contra outros cidadãos, mas não poderia apresentar queixa do que eles lhe fizessem (ou à família). A força das suas convicções seria provada por este teste... Antecipo que ele não o aceitaria.
Obrigado pelo espaço,
JM

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.