Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Gripe das Aves: Se não baixar actual taxa de mortalidade, uma pandemia será o "fim da humanidade"...

"Vilamoura, Faro, 15 Set (Lusa) - Um especialista em "gripe das aves" disse hoje que a taxa de mortalidade de uma pessoa infectada pelo vírus da doença é de 60 por cento, que caso se mantenha quando começar a epidemia generalizada (pandemia) provocará "o fim da humanidade".

A taxa de mortalidade de uma pessoa infectada pelo vírus é, actualmente, de 60 por cento e se tal acontecesse "seria o fim da humanidade", admitiu à Agência Lusa o especialista belga Geert Leroux-Roels, que participa no III Congresso Europeu da Gripe das Aves, que decorre em Vilamoura, Algarve, até quarta-feira.

Foram conhecidos este mês mais dois casos mortais em Julho na Indonésia, facto que foi lamentado pelo cientista, principalmente por só dois meses depois terem sido anunciados.

"Se não formos comunicativos, a pandemia pode estalar num qualquer lugar do mundo e chegar ao outro lado do planeta em horas", alerta.

O especialista admite, no entanto, que é positivo o facto de pela primeira vez na história, o mundo se estar a preparar para combater uma epidemia generalizada.

Em entrevista à Agência Lusa, Geert Leroux-Roels defendeu ainda que os tratamentos que Portugal tem em "stock" para combater uma eventual pandemia da "gripe das aves" são insuficientes para proteger a população contra o vírus H5N1 e aconselha, como suplemento, outros medicamentos anti-virais.

"Nem Portugal, nem a Bélgica, nem nenhum país está protegido com os 'stocks' de tratamentos contra o vírus H5N1. Há que melhorar e complementar com outros fármacos anti-virais", cientista belga e especialista na área.

"Senão nos preparamos para uma pandemia, podemos ter cenários onde milhões de pessoas vão morrer", acrescentou o investigador, que dirige o Centro de Vacinação e departamento Clínico de Patologia, Microbiologia e Imunologia da Universidade e Hospital de Ghent, na Bélgica.

Fazer um "stock" novo com vacinas novas seria a melhor forma para preparar o mundo para uma pandemia da gripe das aves, um surto que ninguém consegue adivinhar quando vai eclodir, mas que pode ser já amanhã ou em 2010, sustentou o especialista.

Administrar uma primeira dose da vacina contra o H5N1 seria um passo a dar para proteger a população da gripe das aves numa primeira instância, e se a epidemia disparasse, uma segunda dose seria depois administrada para "aumentar o grau de protecção", sugeriu.

Actualmente, apenas há cerca de 400 mil doses de vacinas em Portugal, um número muito baixo para prevenir a pandemia.

Tal como um estudo publicado recentemente na revista "Nature" apela à diversificação dos medicamentos antivirais na prevenção de uma pandemia de "gripe das aves", também o especialista belga admite que o melhor caminho passa por reforçar com fármacos antivirais o tratamento principal com o medicamento oseltamivir.

Portugal adquiriu tratamentos contra uma hipotética pandemia de vírus da gripe das aves, um investimento nas ordem dos 2,5 milhões euros, mas até ao momento não foi necessário administrá-lo e corre o risco de dentro de três anos estar fora da validade.

Apesar da vacina ser uma das medidas de protecção e dos anti-virais, como o oseltamivir, ajudarem a evitar que a doença se propague, os medicamentos servem apenas para ajudar a "combater o vírus" e não para "controlar a epidemia", alertou Geert.

"Se houver um surto de 'gripe das aves' na Indonésia ou na China, e mesmo que se medique 80 por cento da população, o vírus vai propagar-se e a medicação não vai controlar a doença", acrescentou.

Se tivermos em conta que o planeta Terra tem cerca de seis mil milhões de pessoas, e se uma em cada três pessoas fosse infectada com o vírus da "gripe das aves", morreriam dois milhões de pessoas, mesmo que a taxa de mortalidade se registasse em apenas um por cento.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o H5N1 fez, até hoje, 243 mortos.

O Congresso Europeu de Gripe das Aves decorre até quarta-feira em Vilamoura, local onde estão reunidos especialistas de várias áreas - matemática, biologia, geografia, sociologia, química, entre outras - e que se está a debruçar em debater "custos económicos inerentes a uma pandemia", assim como "dados estatísticos" e "panorama nacional e internacional"."
.
Lusa, 15-9-2008



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.