Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Gripe severa ataca em 2008...


"Epidemia - previsão da Organização Mundial da Saúde.
Depois de dois anos calmos, este Inverno corre o risco de ser marcado por uma "epidemia de gripe severa [na Europa]". As preocupações dos especialistas são motivadas por uma estirpe "especialmente virulenta" que em 2007 foi responsável por três vezes mais casos de gripe na Austrália e que deverá agora passar para o Hemisfério Norte. A Organização Mundial da Saúde alerta para a necessidade de reforçar a prevenção do contágio, principalmente nos grupos de risco.

Em Portugal a vacina começa a ser vendida para a semana, a 1 de Outubro. Este ano foram compradas 1,6 milhões de doses, número semelhante ao do ano passado. A imunização é aconselhada para idosos, doentes crónicos e profissionais de Saúde. A grande novidade este Inverno é o facto de as farmácias poderem, pela primeira vez, dar a imunização (ver texto em baixo).

A subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, diz que é importante as autoridades estarem preparadas para um surto severo, mas lembra que "a grande característica da gripe é ser imprevisível". A responsável explica que é "normal haver períodos de fraca actividade gripal seguidos de outros mais severos". E refere que no último Inverno australiano o número de casos já baixou. "Não sabemos se o vírus perdeu força ou se as pessoas estão mais imunizadas por terem contraído a doença e aumentarem as vacinas no ano anterior." Se for esse o caso, o vírus pode chegar à Europa ainda no pico da força.

Todos os anos as autoridades estudam qual o vírus em circulação no Mundo e definem qual será a vacina a produzir. Pela primeira vez em vinte anos a vacina integra imunização para três estirpes.

Das 1,6 milhões de doses compradas por Portugal no Inverno passado, vinte por cento não foram utilizadas. Graça Freitas espera vir a aumentar a taxa de cobertura – já chega aos cinquenta por cento nos idosos com mais de 65 anos, setenta por cento nos que vivem em lares e instituições.

Mas ainda tem números modestos noutros grupos de riscos, como os doentes com problemas respiratórios, renais ou cardíacos e os profissionais de saúde.

FARMÁCIAS PODEM VACINAR
É o primeiro ano em que as farmácias vão poder administrar vacinas aos utentes. A imunização contra a gripe é uma delas. O calendário previsto para a medida entrar em vigor é o mesmo da campanha de vacinação: 1 de Outubro. Graça Freitas diz que a mudança não trará problemas e lembra que os centros de saúde continuam a vacinar.

RECEITA LONGA
Em vez dos habituais vinte dias de prazo-limite para levantar uma receita médica na farmácia, a vacina da gripe pode ser adquirida até Dezembro. É a segunda vez que o Ministério da Saúde alarga a duração da prescrição médica para evitar rupturas de stock nos primeiros dias de Outubro.

OUTUBRO É O MÊS IDEAL
Apesar de poder ser tomada até Janeiro, Outubro é o mês ideal para receber a vacina. Uma imunização atempada previne as primeiras gripes do ano e mantém o efeito nos meses seguintes.

RISCO PARA MAIS DE UM MILHÃO DE PORTUGUESES
Uma época normal de gripe atinge entre dez e15 por cento da população, o que em Portugal representa 1,5 milhões de pessoas. Quando existe uma epidemia, o número de casos sobe. As doses de vacinas compradas pelo País rondam este número. A capacidade de produzir vacinas é limitada porque todos os anos o padrão do vírus é diferente e os laboratórios têm de adaptar o medicamento à estirpe em circulação. Por isso, as autoridades lembram que a imunização é apenas aconselhada para os grupos mais vulneráveis e não para a população em geral. Apesar disso, no ano passado várias empresas, incluindo a Caixa Geral de Depósitos, decidiram adquirir estes produtos para vacinar todos os trabalhadores.

CONSELHOS
Medicamentos
As gripes não são tratadas com antibióticos – não actuam contra vírus, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura.

Consulta
Uma pessoa com gripe não deve ir a uma Urgência. Pode antes ligar para o Saúde 24.Tel. 808 24 24 24.

Reduzir o contágio
Lavar as mãos com frequência e evitar o contacto com pessoas infectadas.

Crianças
Não deve ser dada aspirina sem recomendação médica.

NÚMEROS
8 euros é o preço de cada vacina. Quando é comparticipada pelo Estado o valor desce para três euros.

70 por cento dos idosos vacinados é a meta prevista pelas autoridades nacionais para 2010. Neste momento ronda os 50 por cento.

250 000 a 500 mil mortes ocorrem anualmente no Mundo por complicações associadas à gripe.

40 000 a 220 mil são as mortes na Europa, em especial de idosos – mais do que as mortes na estrada."
.
in CM online, 22-9-2008
.
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.